1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Semana da Alimentação promove ações em escolas e Restaurantes Populares

O objetivo é oferecer aos estudantes orientações sobre hábitos alimentares saudáveis
11/10/2022 - 18:03
Por Prefeitura de Toledo


As ações da 1ª Semana da Alimentação de Toledo seguem acontecendo. Uma das ações foi o trabalho de educação alimentar nas unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Nesta terça-feira (11) o trabalho aconteceu com os alunos do 3º ano da Escola Municipal Waldyr Becker. O objetivo é oferecer aos estudantes orientações sobre hábitos alimentares saudáveis. A programação segue durante toda a semana e é alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro.

Durante a atividade, as crianças receberam diversas dicas de como se alimentar corretamente. “A gente aprendeu hoje que precisamos cuidar do que comemos e escolher sempre alimentos saudáveis, como frutas, legumes e saladas”, disse a estudante do 3º ano do ensino fundamental, Rebeca Oliveira. O trabalho de conscientização deu resultados. “A gente deve diminuir o consumo de sorvete, doces. Lá na minha casa eu preciso mudar um pouco porque eu como muita bolacha”, comentou.

Essa conscientização é o foco da atividade. De acordo com a nutricionista do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Toledo, Vanessa Gesser Correa, é necessário esse processo de reeducação em relação à alimentação. “Tudo faz parte de um programa para promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável. Estamos aproveitando nossa Semana da Alimentação para unir forças com esse objeitvo”, explicou.

Além das ações nas escolas municipais, os Restaurantes Populares têm recebido, das 11h às 13h30, atendimento nutricional com medição do peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência da cintura e pressão arterial. Outra iniciativa é a distribuição de um tempero preparado com o intuito de substituir o sal de cozinha no preparo dos alimentos, diminuindo, por consequência, o consumo de sódio, além de orientações nas unidades básicas de saúde.

Seminário - O trabalho será coroado na sexta-feira (14), a partir das 8h30, com o Seminário  de Segurança Alimentar de Toledo. Cinco palestras com especialistas no assunto estão programadas e serão acompanhadas por representantes dos 20 municípios abrangidos pelo núcleo de Toledo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). Entre os convidados palestrantes estão o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Toledo, José Roberto Moreira, o doutor em Desenvolvimento Rural, mestre em Sociologia e especialista em Direitos Humanos, Irio Luiz Conti, e o nutricionista do núcleo Curitiba da Seab, Valdenir Veloso Neto.

O evento reserva ainda o lançamento do livro “Políticas Públicas de Combate à Fome: a trajetória dos restaurantes populares de Toledo/PR”, escrito pela professora da UTFPR e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Mirian Beatriz Schneider. Antes disso, a autora – que é graduada em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Econômico, doutora em História Econômica e pós-doutora em Economia Aplicada –  ministrará palestra com o mesmo título de sua obra literária. “É um evento que eleva o nome do nosso município nos cenários regional e estadual, consolidando nossa posição de destaque em políticas públicas de segurança alimentar”, observa o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei.
Sem nome %281144 x 250 px%29