1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Edy Braun realiza nova exposição de telas no Teatro Municipal de Toledo

A mostra, com 20 telas produzidas com tinta e massa acrílica em baixo relevo, foi inspirada na leitura de dezenas de fotografias de locais com a natureza preservada na cidade de Toledo
13/10/2022 - 14:46
Por Assessoria


A professora, artista plástica e poetisa Edy das Graças Braun, também conhecida como Tayaa, inaugurou sua última mostra artística, denominada “Exposição Natureza e Arte – Provocando Trocas e Encontros”, no Teatro Municipal de Toledo, no dia sete de outubro, sexta-feira, às 19hs, com participação de dirigentes de instituições culturais, convidados e familiares.
A mostra, com 20 telas produzidas com tinta e massa acrílica em baixo relevo, foi inspirada na leitura de dezenas de fotografias de locais com a natureza preservada na cidade de Toledo, recebidas de internautas, todos ciclistas e praticantes de corridas e caminhadas, que percorrem toda a área urbana com regularidade e conhecem as diferentes paisagens.
Conforme a professora Edy, a exposição permanecerá aberta ao público até o dia 29 de outubro, em horário comercial e também à noite e nos finais de semana, mostrando à comunidade a preocupação com a preservação ambiental de logradouros públicos e propriedades particulares, o que contribui para o embelezamento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
  A professora Edy já havia demonstrado ser uma das principais expressões culturais de Toledo e do Oeste do Paraná, contribuindo para consolidar a cidade como capital da cultura da região através de diversas iniciativas, como doar obras inéditas ao poder público e mostrar seu talento e sua arte para milhares de pessoas, no mês de agosto último.   
         No dia cinco daquele mês, formalizou a doação de coleção de 11 telas pintadas por ela, retratando paisagens históricas e cenários atuais de Toledo, ao Museu Histórico Willy Barth, como forma de homenagear e presentar o município, que comemora 70 anos de emancipação político-administrativa no dia 14 de dezembro próximo. Já em 2015, na inauguração da nova sede do próprio museu, Edy teve diversas de suas obras integrando a exposição “Ontem e Hoje: olhares sobre a cidade”.
         Segundo a artista, dez das 11 telas doadas ao acervo do museu faziam parte de conjunto de 20 obras, nas quais dez retratavam o período de 1946, início da colonização do município, até 1985 e as demais apresentando paisagens dos anos seguintes.
         HISTÓRICO PESSOAL - Edy das Graças Braun nasceu 29 de maio de 1951, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná e reside em Toledo desde 1981, atuando como professora universitária, poetisa e artista plástica, reconhecida nacional e internacionalmente, casada com o professor João Afonso Braun.
Graduada em Filosofia, possui cursos de especialização em Antropologia Filosófica e de mestrado em Educação: Metodologia do Ensino. Foi pesquisadora e professora de Filosofia do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Toledo, a partir de 1984, onde coordenou o projeto de Extensão Oficina de Pintura da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), destinado a idosos, e o projeto Arte no Campus, beneficiando docentes, funcionários e alunos da instituição.
Também na Unioeste de Toledo lecionou História e exerceu o cargo de coordenadora pedagógica. Foi também professora do campus local da Universidade Paranaense (Unipar), por 10 anos e lecionou em cursos de pós-graduação no campus da Fundação Assis Gurgaz (Fag), de Toledo.
Edy iniciou carreira de professora em sua terra natal e em Toledo lecionou no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, além dos campi da Unioeste, Unipar e Fag. Edy também atua como voluntária em atividades literárias e artes plásticas, em diversas entidades e instituições de Toledo.
Na literatura, escreve versos desde criança, já produziu mais de três mil poemas e ganhou prêmios de nível regional e nacional, como autora e declamadora e é coautora ou organizadora de muitas obras literárias. Como artista plástica, em mais de 30 anos de carreira, produziu cerca de três mil quadros, muitos dos quais expostos em todo o Brasil e diversos países da América Latina e Europa, levando a arte e o nome de Toledo ao mundo inteiro.
Participou de diversas obras literárias coletivas, integrou o Conselho Municipal de Cultura de Toledo em duas oportunidades e foi agente cultural da Unioeste por dois períodos. Como fundadora e presidente do Clube da Poesia foi idealizadora da Academia de Letras de Toledo (ALT), da qual é titular da Cadeira nº 11, declamadora e está entre os 12 acadêmicos fundadores da instituição.
Desde 2013 também denomina o Concurso de Contos e Poesia Edy Braun, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), com edição anual, a cargo da Biblioteca Pública da Vila Pioneiro, e premiação no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Edy é também cidadã honorária de Toledo, título recebido no ano de 2015.
ESPAÇO CULTURAL – O Ateliê ArtTayaa, localizado junto à residência da professora Edy, na Rua Alcides Pan, 181, na Vila Becker, em Toledo, é hoje ampla atração cultural e artística, que merece ser visitada pela população, especialmente apreciadores da pintura, do desenho, do porcelanato e outras formas de expressão da criatividade humana.
O espaço está aberto visitação e aquisição de obras inéditas e trabalhos especiais, durante o horário comercial, de segunda à sexta-feira, com acesso livre. No ateliê, onde são produzidas as obras da artista Edy e muitos de seus alunos e seguidores, estão desde telas e quadros conhecidos, com paisagens e imagens de Toledo, de cidades de todo o País, atrações mundiais e diversos outros temas, até novos trabalhos, elaborados com técnica inovadora de pintura, denominada “pinturentalhe”, utilizando papelão, diante da dificuldade de obtenção de outros materiais tradicionais, durante da pandemia de Covid-19.
Além disso estão em exposição permanente e à disposição dos interessados, além de obras artísticas, utensílios de porcelana, das mais diferentes utilidades e ilustrações, além de pinturas em tecido e até mesmo estatuetas de corujas dos mais diferentes materiais e dimensões, muito apreciadas por colecionadores. O ateliê aceita cartões de crédito e débito, na comercialização das obras expostas.
Sem nome %281144 x 250 px%29