Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Projeto social busca parceiros para formar jovens empreendedores

O Serviço Social da Indústria (Sesi) é apoiador de uma iniciativa inovadora no Brasil, encabeçada pela Junior Achievement (JA) – entidade sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada. A professora do Sesi de Toledo e coordenadora regional do projeto, Leunice Maria Dal Bosco, explica que a JA tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens através de seus programas.

19/08/2011 - 12:21


Dessa forma, colabora para promover a formação dos jovens e prepara profissionais mais capacitados no que tange a uma visão empreendedora, promovendo cursos gratuitos.
Como apoiador da iniciativa, o Sesi colabora na propagação dos programas do projeto. Leunice explica que atualmente a JA está desenvolvendo ações em Toledo, Marechal Cândido Rondon e Palotina. O programa Junior Achievement, chegou a 4.858 jovens participantes nos treinamentos nos três municípios envolvidos até este mês de agosto, sendo: 2.561 em Toledo, 961 em Marechal Rondon e 1.336 em Palotina. A meta, revela Leunice Dal Bosco, é ultrapassar 5 mil alunos até o final do ano.

Trabalho
Para atingir as ousadas metas, o programa está em busca de voluntários/universitários e patrocinadores para os cursos que oferece gratuitamente. Leunice detalha que as empresas patrocinadoras vão ter seus nomes vinculados e divulgados através das cursos e atividades que fazem parte do programa. “Mais do que isso, os empresários podem estar certos de que estão colaborando com uma iniciativa em favor da formação de jovens”, pontua a professora.
A coordenadora explica, ainda, que a JA está em busca de universitários interessados para atuarem como voluntários no programa. Estes passam por treinamento específico para, posteriormente, atuarem como monitores dos cursos e recebem certificados pela participação.
Além do Sesi/Senai, em Toledo, a ideia já conta com o apoio da Unipar, Rotary e Cojem, enquanto em Marechal Rondon as parcerias são com a JCI e em Palotina com a Acipa e o Cojep. Leunice destaca que, com mais parceiros e voluntários, é possível aplicar mais cursos e envolver mais jovens nos programas. Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo telefone (45) 3379-6106, falar com Leunice Dal Bosco, Diana Santos ou Ederson Santos.

Os cursos
Como metodologia de trabalho, os cursos contam com instrumentos como jogos e outros mecanismos que simulam situações da realidade dos jovens e dos desafios que vão enfrentar, sempre dentro da filosofia de que “a vida é um caminho, não um destino, e você é o arquiteto do seu caminho”.
Os cursos oferecidos através da Junior Achievement são gratuitos para as escolas. Entre os vários programas oferecidos estão:
Introdução ao Mundo dos Negócios - Para 6ª séries/6º ano – apresenta noções sobre economia de mercado e as funções básicas de uma empresa, além de desenvolver um plano de carreira.
As Vantagens de Permanecer na Escola. Para alunos de 7ª e 8ª séries/ 7º, 8º e 9º ano e Ensino Médio - mostra aos alunos a importância de continuar estudando, integra conceitos de empregabilidade educação e qualificação.

Economia Pessoal – Para 7ª, 8ª séries/ 7º, 8º e 9º ano e Ensino Médio - estimula os jovens a descobrir seu potencial e explorar opções de carreira, orçamento pessoal, como conseguir um emprego e o valor da educação.

Vamos Falar de Ética – Para alunos do Ensino Médio - Leva aos jovens reflexões sobre uma conduta ética em sua vida pessoal e profissional.

O Programa Mini Empresa tem como objetivo: Proporcionar experiência prática em negócios através da organização e da operação de uma empresa. Desenvolvido para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Este treinamento, para ser aplicado, requer empresas mantenedoras.


Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px