Casa de not%c3%adcias 1144x150

TECNOLOGIA

Include by Campus Party inicia atividades em Toledo na próxima quarta

O município está entre os contemplados pelo programa social, que conta com parcerias para implantar laboratórios de tecnologia em comunidades de todo o Brasil
11/11/2022 - 19:48
Por Assessoria


Está programado para a próxima quarta-feira (16) o início das atividades do “Include by Campus Party” em Toledo. O município está entre os contemplados pelo programa social, que conta com parcerias para implantar laboratórios de tecnologia em comunidades de todo o Brasil, onde é oferecida qualificação profissional a jovens de 12 a 20 anos para o mercado de trabalho, por meio do acesso à robótica, despertando o interesse pela programação.

Em Toledo foram instalados laboratórios em três pontos: nos Centros da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU/Europa) e Mariana Luiza Von Borstel (CJU/Coopagro) e no Centro de Eventos Ismael Sperafico. No município, o projeto vai oferecer 150 vagas por semestre e as inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente no site do Instituto Campus Party.

O dia seguinte ao feriado da Proclamação da República será de aulas inaugurais nas turmas matutinas dos CJUs. No do Europa, o primeiro encontro inicia-se às 7h45, e os demais serão ocorrerão às quartas e sábados (das 7h45 às 9h45) – o espaço conta ainda com duas turmas vespertinas às terças e quintas: uma das 13h30 às 15h45 e outra das 15h45 às 17h45.
 
No CJU Coopagro, a aula inaugural será na quarta (16), das 8h15 às 10h15 – neste caso, a turma matutina terá encontros às quartas e sextas. Às terças e quintas, o espaço terá mais duas opções de horário: à tarde (15h30 às 17h30) e à noite (19h às 21h15).
 
O Centro de Eventos Ismael Sperafico receberá duas turmas cujas aulas inaugurais estão marcadas para a próxima quinta-feira (17): às terças e quintas, das 7h45 às 9h15, e às segundas e quartas, das 15h às 17h. “Dentro das propostas de inovação e tecnologia promovidas pela administração municipal, Toledo dá mais um passo com a ‘Include by Campus Party’, a qual vai permitir que nossos jovens acessem o mundo da tecnologia, desenvolvendo robótica e programação, abrindo novas oportunidades em uma área que é carente de mão de obra qualificada”, observa o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Renato Tratch.

A montagem dos laboratórios – compostos por mobiliário, equipamentos de eletrônica para ensino de robótica, impressora 3D, computadores, material didático e internet de alta velocidade – teve início no fim de outubro. “As primeiras tratativas para a conquista surgiram em conversas com o deputado federal Sérgio Souza, que conseguiu uma agenda com o então presidente da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], Leonardo Euler de Morais. Fomos indicados para participar de um projeto assinado com o Fundo Prosperidade (Prosperity Fund), da Inglaterra, visando à inclusão digital de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica o titular da AgroDesenvolvimento, Diego Bonaldo.

No Paraná, Toledo é uma das primeiras cidades a serem contemplados pela parceria, que, em nível municipal, conta com o apoio de diversos setores da administração municipal, como a Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e o Gabinete do Prefeito. “São dois municípios do nosso estado participando, mas nós somos os primeiros a colocar os laboratórios para funcionar. Ficamos muito honrados por sermos lembrados pelo deputado e também por ter a Embaixada Britânica no Brasil e a Anatel capitaneado o processo”, agradece Bonaldo. 
Sem nome %281144 x 250 px%29