1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Mostra literária é resultado de um ensino mais significativo

A Educação significativa constrói múltiplos sentidos para o que se aprende

23/11/2022 - 14:13
Por Assessoria


O Colégio La Salle realizou, na última semana, a segunda edição da Mostra Literária, Imagem e Criação. A Mostra é um Projeto permanente que visa o desenvolvimento de diversas habilidades intelectuais e socioemocionais e, envolve alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais.

A Mostra Literária foi resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano, com objetivos claros. “Além de compartilhar com as famílias o trabalho desenvolvido com os estudantes, no decorrer do ano letivo, o Projeto também tem por objetivo incentivar o hábito da leitura, desenvolver a linguagem oral e escrita, valorizar a produção artística e cultural dos nossos estudantes e promover o trabalho em equipe, o espírito de colaboração, o respeito e o companheirismo”, explica a Coordenadora da Educação Infantil, Rosangela Schio.

Durante o ano, as crianças visitaram frequentemente a biblioteca do colégio, e lá elas tiveram acesso a obras de diferentes gêneros textuais.  “A partir do trabalho proposto no material didático das crianças, foram desenvolvidas diversas atividades no qual elas criaram e recriaram, através de diferentes técnicas e recursos novos textos, histórias e imprimiram seu olhar sobre as obras em questão”, destacou a Coordenadora. 

Rosangela avalia que a experiência das crianças com a releitura de obras literárias e artísticas possibilita novos sentidos. “Quando a criança pode trabalhar, recriar e compartilhar com seus colegas, professores, familiares e sua comunidade, sua impressão da obra e do mundo, o aprendizado se torna mais significativo. Há um interesse maior em estabelecer novas estratégias, conexões e linguagens para a construção do novo, da sua arte”.

A Coordenadora destaca ainda o movimento de descobertas que as crianças realizam. “Ao trabalharam a arte rupestre, as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre, eles tiveram que pesquisar como que naquela época se pintavam as rochas, como que produziam as tintas... isso abre inúmeras perguntas não só sobre o processo da confecção destas tintas, mas como tudo evolui, e os materiais chegaram a forma que conhecemos hoje, ou seja, isso transforma completamente o processo de aprendizagem”.

A Mostra Literária, Imagem e Criação aconteceu em dois momentos: A primeira exposição com os trabalhos das crianças da Educação Infantil e no sábado (19), foi a vez dos estudantes do Ensino Fundamental, Séries Iniciais. “As exposições contaram com a presença massiva dos pais e familiares, o que fortalece os laços da família e escola, e essa presença representa um incentivo às crianças, que demonstraram imensa alegria de vê-los prestigiando seus trabalhos e dedicação”. 

Sem nome %281144 x 250 px%29