1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

“O Malefício da Mariposa” consagra os 23 anos do Teatro Municipal de Toledo

Neste sábado (26) o Teatro Municipal completa 23 anos. A comemoração está marcada para às 20h, mediante retirada de ingressos na Casa da Cultura e no Teatro Municipal de forma gratuita
23/11/2022 - 16:35
Por Assessoria


A Cultura de Toledo está em festa. Neste sábado (26) o Teatro Municipal completa 23 anos. A comemoração está marcada para às 20h, mediante retirada de ingressos na Casa da Cultura e no Teatro Municipal de forma gratuita. Na ocasião, não poderá faltar um espetáculo para assistir: “O Malefício da Mariposa” de Federico García Lorca será apresentado para brindar com crianças e adultos de toda a família esses 23 anos do primeiro teatro de grande porte do interior do Estado do Paraná.

A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Liz Giordani, destacou o momento simbólico e importante tanto para a comunidade artística de Toledo e região, quanto para o município de Toledo. “Estamos muito felizes e orgulhosos de dizer que Toledo tem esse teatro e sendo referência nacional. Porque Toledo não seria o 9º município do Brasil em atratividade cultural se não tivesse o Teatro Municipal aqui para receber grandes companhias e grandes artistas. Ele é determinante para a história cultural do município e vem se consolidando ao longo de sua trajetória. Não é só uma estrutura, ele é a alma da cultura de Toledo”, salientou Rosselane.

Ela ainda propôs um desafio mental para evidenciar a magnitude dessa grande obra arquitetônica. “Se a gente for fazer uma retrospectiva desses 23 anos, quantos milhares de artistas passaram pelo palco do Teatro Municipal? Quantos festivais foram realizados neste espaço? Até a sua inauguração em 1999, eles eram realizados em espaços alternativos, como no antigo Cine Imperial, que recebeu muitos Festins e depois o Teatro foi palco do tradicional festival de música do município. Temos uma história que comemoramos e celebramos junto com a classe artística e toda a população de Toledo, a qual convidamos para prestigiar esse belíssimo espetáculo da Trupe Ave Lola, já estão disponíveis na Casa da Cultura e no Teatro Municipal”, convida a secretária. 

O MALEFÍCIO DA MARIPOSA (2012) - Considerado o melhor espetáculo teatral do Paraná pelo Prêmio Gralha Azul de 2012, “O Malefício da Mariposa”, do espanhol Federico García Lorca, já circulou em todos os estados do Brasil, incluindo comunidades ribeirinhas da Amazônia. Em 2019, compôs a programação do Festival Internacional La Rebelión de Los Munecos, em Santiago do Chile e em 2020 foi convidado para integrar a programação do Festival Santiago a Mil, um dos maiores festivais de teatro da América Latina. 

Há nove anos no repertório da Trupe Ave Lola, O Malefício da Mariposa é uma peça que tem a capacidade de dialogar com um público de diferente faixa etária e por isso é um programa que pode ser desfrutado por toda a família. “As crianças se encantam com o universo lúdico dos bonecos, enquanto que os adultos absorvem a sutileza e a densidade da poesia do espanhol García Lorca”, explica Ana Rosa Tezza, diretora do espetáculo. 

Sinopse da obra - O Malefício da Mariposa, do espanhol Federico García Lorca, mescla atores de carne e osso e bonecos revelando uma forma teatral transposta e poética que dialogam intrinsecamente com o texto. A aventura se passa em um jardim no qual os personagens são insetos que falam de amor e da paixão pela poesia. A música cria um espaço sonoro onde a magia e trágico destino de Curianito (personagem central da obra) se revelam suavemente, transportando o público para um lugar onírico e cheio de surpresas.

Sem nome %281144 x 250 px%29