1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA

Biopark e Universidade Federal de Viçosa firmam acordo de cooperação técnica

Essa é primeira vez que a UFV fecha uma parceria com um parque tecnológico privado
23/11/2022 - 19:16
Por Assessoria


Nesta segunda-feira, 21, o Biopark e o Biopark Educação de Toledo, Região Oeste do Paraná, firmaram uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) por meio da Unidade Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). A assinatura do documento, que aconteceu de forma online, reuniu representantes das instituições. “Para nós, do Biopark Educação, esta parceria é de extrema importância porque demonstra que nosso propósito tem relevância para a sociedade e por meio dele e de parceiros sérios, como a UFV, conseguiremos levar a formação de qualidade para que isso melhore o patamar socioeconômico e cultural da nossa Região e sociedade”, enfatiza a gerente acadêmica do Biopark Educação, Ana Donaduzzi.

O acordo tem foco na “Promoção à inovação tecnológica e ao empreendedorismo, para a geração de bem-estar social e desenvolvimento econômico”. Na íntegra, o documento aponta o objetivo de “criar programas conjuntos, ferramentas e atividades de apoio que ajudem a comunidade acadêmica e os empresários das empresas e dos projetos das duas instituições para que entrem e se desenvolvam no mercado nacional e internacional, permitindo-lhes uma cooperação frutífera e trazendo aos inovadores a chance de encontrar parceiros tecnológicos, estabelecer projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), além de buscar novos investidores”.

“Estamos criando um ambiente de formação de pessoas de altíssimo nível nas mais variadas fases da vida do ser humano. Essa parceria é mais um passo nessa direção”, ressalta o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.
Com a proposta, tanto o Biopark quanto o tecnoPARQ disponibilizarão infraestrutura e desenvolverão atividades como o intercâmbio do corpo docente e do quadro de técnicos de nível superior e de estudantes; elaboração de atividades conjuntas de pesquisa, inovação e empreendedorismo; participação em seminários, workshops e eventos; consultorias e assessorias além de Programas de aceleração e incubação para a criação de novas empresas de base tecnológica.  

Essa é a primeira vez que a Universidade Federal de Viçosa fecha uma parceria com um parque tecnológico privado; portanto, inédita para a instituição. “Para nós, tecnoPARQ/UFV, o acordo de cooperação técnica firmado com Biopark representa uma oportunidade privilegiada de desenvolvimento e inovação, na área de biotecnologia, bem como qualificação profissional e desenvolvimento de novas empresas e negócios inovadores. Estamos muito felizes e otimistas com essa pareceria e os seus resultados, que serão, com certeza de grande impacto”, finaliza a diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev/UFV), Adriana Ferreira De Faria.

Assinatura do termo

Participaram da assinatura o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva; a diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev/UFV), Adriana Ferreira De Faria; o diretor do Biopark Educação, Paulo Roberto Rocha; a gerente acadêmica do Biopark Educação, Ana Donaduzzi e a supervisora de PDI do Biopark Educação, Carolina Balera Trombini.


Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, Região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de três mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 150 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também faz parte do Ecossistema, o Biopark Educação, iniciativa própria de ensino que busca desenvolver profissionais de excelência com foco no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos curtos, curso técnicos, de graduação e pós-graduação, além do Clube de Ciências que encanta crianças e adolescentes com o mundo da inovação. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Sobre o tecnoPARQ

Localizado em Viçosa-MG, o tecnoPARQ é um ambiente de inovação, que visa promover a interação permanente entre a academia, setor público, empresas e sociedade. No tecnoPARQ, empresas de base tecnológica com ideias inovadoras recebem todo suporte que precisam. O parque também gerencia programas de fomento ao empreendedorismo, auxiliando novos empresários no amadurecimento de suas ideias e na criação de suas empresas.
Sem nome %281144 x 250 px%29