Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Parceria é autorizada e conclusão do Teatro Municipal poderá sair do papel

Técnicos da Funarte realizaram visita técnica para conhecer as dependências do Teatro Municipal de Toledo e elaborar projeto para construção de caixa cênica
24/11/2022 - 15:46
Por Assessoria


Na semana em que o Teatro Municipal completa o aniversário de 23 anos, Toledo recebeu uma ótima notícia, a qual permitirá que o espaço ganhe ainda mais relevância para a cultura do Paraná e do Brasil.  A Procuradoria-Geral Federal, da Advocacia-Geral da União (PGF-AGU), aprovou a minuta do  acordo de cooperação técnica que a Fundação Nacional de Artes (Funarte) deseja firmar com a Prefeitura de Toledo para elaboração de projeto, via Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC), da caixa cênica, estrutura que falta para a construção ser considerada concluída.

A boa notícia foi dada pela equipe da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) ao chefe do Executivo Municipal na manhã desta quinta-feira (24) durante breve encontro na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Com esse aval da PGF-AGU, as partes envolvidas terão segurança jurídica para levar adiante a parceria, que culminará em estrutura composta por urdimentos, varas de iluminação e recursos mais avançados de acústica e cenografia, a qual permitirá que Toledo receberá grandes espetáculos de diversas expressões artísticas.

As tratativas entre Funarte e Prefeitura de Toledo começaram no segundo semestre do ano passado. “Com este projeto em mãos, poderemos iniciar no próximo ano o processo licitatório para a execução desta obra, que pretendemos entregar no começo de 2024. Antes disso, vamos elaborar um plano conjunto de trabalho com a fundação, definindo o que vai ser feito pelas partes, planejando-se cada etapa”, comenta a titular da SMC, Rosselane Giordani. “Por estar por detrás das cortinas, a caixa cênica pode até passar despercebida pelo espectador médio, mas os produtores culturais e artistas em geral a valorizam, pois dá melhores condições para a exibição de espetáculos mais bem elaborados. Com essa estrutura, é possível recebermos grandes apresentações, como os do Bolshoi ou do Cirque du Soleil”, comenta.

O prefeito Beto Lunitti recebeu a notícia com otimismo. “Há 23 anos, o Teatro Municipal é motivo de orgulho para Toledo e este sentimento será ainda maior com a implantação da caixa cênica, que vem para qualificar o principal palco da cultura em nosso município. Estamos prestes a firmar acordo de cooperação técnica com uma entidade que é referência internacional no assunto, que vai nos fornecer o projeto e, a partir disso, buscaremos os recursos, um montante que variará entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões”, pontua. “Tanto o Gabinete quanto a Secretaria da Cultura não vão medir esforços para que esta obra seja entregue à população até o fim desta gestão”, assegura.

Sem nome %281144 x 250 px%29