1144x150 %284%29

DESENVOLVIMENTO

Com nova Agência do Trabalhador, oferta de empregos deve crescer em Toledo

Nova sede da unidade tem quase o dobro do antigo espaço, é climatizada e oferece internet gratuita. Estado é responsável pela estrutura e o município pelos funcionários.

30/11/2022 - 08:21
Por AEN


O município de Toledo, no Oeste do Paraná, ganhou uma nova sede da Agência do Trabalhador. O espaço, localizado no centro da cidade (Avenida São João, 6487), tem 476 metros quadrados, quase o dobro da antiga instalação. É totalmente climatizado, tem internet gratuita e conta com salas preparadas para entrevistas de emprego, uma novidade do prédio novo. Com a ampliação, a expectativa é aumentar as vagas ofertadas aos trabalhadores. Hoje a média diária é de mil vagas.

Neste ano, foram mais 63 mil atendimentos, com 3.283 trabalhadores contratados pelas empresas que contaram com auxílio no processo de intermediação de mão de obra. Para atingir esse número, programas oferecidos pelo Sine em Toledo, como o ‘Headhunter’, que contribui por meio de consultorias profissionais, encaminhando os candidatos com o perfil adequado às vagas que são abertas pelos contratantes, e o ‘Currículo Top’, reconhecido em 2021 com o Prêmio Gestor Público do Paraná, que facilita o preenchimento de dados pessoais, profissionais e de formação, deixando-os dispostos em um layout mais padronizado e atraente, são fundamentais.

O diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, destacou que essas ações são possíveis pela gestão focada no desenvolvimento econômico e social. "Sempre tivemos liberdade de trabalhar e, na nossa visão, a Agência é um espaço para as mais de 200 empresas que utilizam nossa estrutura. Queremos auxiliar as pessoas a mudarem de vida e seremos referência nacional em geração de emprego, como já somos no Paraná". O chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Walmor Lodi, completou afirmando que tudo é fruto do empenho dos Governos Estadual e Municipal. 

A nova estrutura vai auxiliar nos diversos desafios, em especial, o de oferecer mão de obra qualificada. “Este é o grande desafio. Em Toledo, entendemos a necessidade de preparar melhor os cidadãos para que eles cheguem ao mercado de trabalho preparados e atendendo as demandas. Por isso a decisão de que os cursos profissionalizantes oferecidos pelo poder público sejam são gerenciados daqui, pois é neste lugar que as empresas procuram e apontam suas necessidades”.

A conquista do ‘Palácio do Trabalhador’, como o prefeito Beto Lunitti apelidou a nova Agência, é fruto da convergência de ideais do Governo de Toledo e do Paraná. “Em nosso território queremos que as oportunidades sejam aproveitadas. O Paraná demonstra que é uma terra promissora e o papel do gestor é adotar medidas que melhorem as condições de qualificação e formação da mão de obra ofertada aos empreendedores que estão necessitados de trabalhadores que atendam suas demandas. Aqui (Agência do Trabalhador) é um local coletivo, onde o capital e o trabalho vivem harmonicamente, pois os propósitos se convergem”, concluiu.

A inauguração contou ainda com a presença de autoridades, entre elas a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Anaide Holzbach de Araújo, e lideranças de diversos municípios da região, além de vereadores, secretários e demais servidores municipais.

Nova sede - A nova Agência do Trabalhador de Toledo tem uma área mais ampla, com 476 m², quase o dobro da do endereço anterior, e está situada na Avenida São João, 6487. Gerido pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que arca com os custos do aluguel e das benfeitorias que estão sendo realizadas, o órgão recebe apoio do município, a quem coube a instalação e a manutenção de internet no prédio e o pagamento dos vencimentos dos atendentes, que integram os quadros da Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento).

Sem nome %281144 x 250 px%29