1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Dançarinos de Toledo se destacam em competição na Argentina

A 5ª Essência Fetter Company participou de mais uma edição do Universal Dance, trazendo novos títulos para as danças urbanas de Toledo.
 
30/11/2022 - 20:08
Por Assessoria


A equipe de competição da 5E, formada por 9 integrantes, seguiu viagem de Toledo para Cordoba na Argentina, para participar do Universal Dance Latino-Americano, que aconteceu de 17 a 21 de novembro de 2022. Os dançarinos conquistaram excelente desempenho conquistando 1ª, 2ª, 4ª e 5ª colocações em 7 categorias diferentes dentro do segmento de danças urbanas, estilo que a Cia desenvolve e pratica.
 
Os resultados conquistados pela equipe de competição da 5E foram:
 
•   1° Lugar Best Dancer solo adulto com Felipe Soares e direção Fernanda Fetter;
•   1° Lugar Best Dancer duo juvenil com Gabriel Rhanderson e Maria Eduarda Lunkes  coreografia de Josemara Pádua;
•   2° Lugar Mini Crew adulto com Fernanda Fetter, Bboy Greeen e Josemara Pádua, coreografia de Fernanda Fetter e Matheus Martins;
•   2° Lugar Best Dancer solo juvenil com Olyver Lira, coreografia de Matheus Martins;
•   2° Lugar Best Dancer solo infantil com Kyara Fetter, coreografia de Fernanda Fetter;
•   4° Lugar Free Dance conjunto adulto com Olyver Lira, Maria Eduarda, Gabriel Rhanderson, Felipe Soares e Bboy Greeen, coreografia de Jaqueline Procópio;
•   5° Lugar Danças Urbanas conjunto adulto com Fernanda Fetter, Jaqueline Procópio, Josemara Pádua, Olyver Lira, Maria Eduarda, Gabriel Rhanderson, Felipe Soares e Bboy Greeen, coreografia de Fernanda Fetter.
 
Dos resultados alcançados pela Cia de Dança, 5 trabalhos coreográficos foram selecionados para Universal Dance World Championship, que acontece em Cancún no Mexico em Setembro de 2023. O Universal Dance é uma competição internacional de dança que acontece em diversas etapas, dentre elas Brasil, Latino-americana e mundial, além disso ainda ocorrem edições de intercâmbio cultural. O evento proporciona aos seus participantes, além das competições de dança, workshops e vivências com dançarinos, professores e coreógrafos  de diversos lugares do mundo.  
 
A 5E participa de edições do Universal Dance desde 2015, tendo conquistado recentemente primeiro lugar no mundial de 2021 no México, além de diversas colocações em categorias variadas na edição Brasil, que aconteceu em junho de 2022 em Florianópolis.
 
Na edição Latino-americano, em paralelo às competições, aconteceu o Universal Dance Convention, onde a professora e coreógrafa Fernanda Fetter ministrou um workshop   para professores e estudantes de dança de toda a América Latina. E nas premiações especiais Fetter recebeu um Certificado Internacional pela sua destacada trajetória na dança no Universal Dance. Além disso, Fernanda é a embaixadora do Universal Dance Brasil. Para Fetter a experiência foi engrandecedora, “Essa participação me trouxe muito aprendizado e novos desafios, que refletiram desde a comunicação em espanhol com o grupo composto por alunos de diversos países, até o intercâmbio cultural com referências e ensino  através de técnicas de hip hop e de danças urbanas, estilos que eu estudo e ensino na 5E.”
 
A 5ª Essência Fetter Company é uma Cia de Danças Urbanas que nasceu no colégio estadual Dario Vellozo em Toledo, e hoje com mais de 15 anos de atuação, proporciona a diversas crianças, jovens e adolescentes a oportunidade de aprender a dançar e se desenvolver artística e profissionalmente. A Cia trabalha diversas atividades ao longo do ano como audições, espetáculos, oficinas e participações em competições locais, regionais e nacionais, o que torna possível a seus membros estarem em constante movimento e aprendizado, se aperfeiçoando e elevando o nível técnico e artístico.
 
Apesar da Cia trabalhar com eventos para arrecadação de fundos, parceiros, apoiadores e patrocinadores locais que investiram na viagem do grupo, houveram algumas dificuldades financeiras enfrentadas para que o grupo pudesse seguir até Cordoba, mas a experiência foi muito positiva, dando a oportunidade para que cinco, dos nove integrantes da equipe competidora, participassem pela primeira vez de um evento internacional, onde puderam competir entre 17 grupos de danças urbanas, com alto nível técnico. “Fomos muito bem recebidos e elogiados pelos trabalhos apresentados, desempenho e figurinos, quase toadas as coreografias pontuaram na categoria Master, classificando para participar da etapa do mundial/23 no México e apenas dois no nível elite, que classifica para as próximas fases de danças na etapa Brasil.” Explica Fernanda Fetter, CEO da Cia, que completa que o grupo pôde ainda ter aulas de danças com dois dos principais dançarinos e coreógrafos argentinos, com protagonismo internacional.
 
A 5E segue com suas audições, planos de aulas e projetos para 2023, visando sempre a valorização da cultura hip hop e o desenvolvimento artístico e cultural local e regional.
Sem nome %281144 x 250 px%29