1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

DIREITOS HUMANOS

Toledo realiza atividades alusivas ao Dia Nacional da Acessibilidade

Em Toledo as pessoas com deficiência representam cerca de 27,10% da população, um total de 39.194 habitantes, segundo o CENSO/2010
06/12/2022 - 08:10
Por Prefeitura de Toledo


Nesta segunda-feira, 05 de dezembro, foi celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade. A data tem como objetivo favorecer a conscientização e estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite igualdade de oportunidades. Em alusão à data, a Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) realizou uma parceria com a Secretaria de Educação (Smed) para constituir um conjunto de ações educativas, planejadas e articuladas com o objetivo de promover a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos focadas no contexto escolar e comunitário.

Para trabalhar a temática, nos últimos 30 dias, escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) realizaram atividades pedagógicas e recreativas para estimular a reflexão e compreensão das crianças sobre o assunto. Passando bambolê, pega-pega sensorial, queimada inclusiva, vôlei sentado, conduzindo o colega, trabalhando ritmos e derrubar pinos sentado foram algumas das brincadeiras realizadas.

A Escola Municipal Antônio Scain promoveu atividades nesta segunda-feira (05) em alusão ao Dia da Acessibilidade. Também desenvolveram ações as escolas municipais Egon Werner Bercht e Miguel Dewes, além dos Cmeis Diva Bordin Fontana e Gabriela Kauani Hach. Com foco na deficiência auditiva, foi realizada tradução simultânea em eventos para a Língua Brasileira de Sinais. Ação envolveu comunidade surda de Toledo, Cascavel e Assis Chateaubriand, apresentações teatrais como também o desenvolvimento do Hino de Toledo “Toledo, cidade labor” em Libras.

Uma definição compartilhada pelo Estatuto do Portador de Deficiência explica que acessibilidade é “assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva”. “Nas escolas, é importante pensar em como o espaço e as práticas podem ser adaptadas para atender alunos, amigos com diversos tipos de deficiência”, reforça o coordenador da Política da Pessoa com Deficiência, Junior Rasbolt.

Pessoas com Deficiência no Brasil e em Toledo - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem cerca de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Já no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com deficiência representam 24% da população brasileira, ou seja, cerca de 45 milhões de brasileiros e brasileiras (dados do Censo/2010). 

Em Toledo as pessoas com deficiência representam cerca de 27,10% da população, um total de 39.194 habitantes, segundo o CENSO/2010.

Central de Libras de Toledo - em implementação desde 26 de setembro, é um dos recursos de acessibilidade implementados em 2022 pela Gestão Municipal. Desde sua implementação já atendeu 16 eventos, no total de 60 horas, na modalidade de tradução e interpretação presencial e na plataforma digital. Já foram realizadas 105 chamadas via QrCode e Tablets, dos quais resultaram em 81 atendimentos efetivados.
Sem nome %281144 x 250 px%29