1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Unioeste: Secretariado Executivo Trilíngue celebra 35 anos de história

Com oferta de 40 vagas anuais no período noturno, e com caráter gratuito aos estudantes, nesses 35 anos, mais de 850 secretários executivos foram formados, em 31 turmas 
06/12/2022 - 18:00
Por Assessoria


A ideia do curso de Secretariado Executivo da Unioeste surgiu no ano de 1985, quando a Administração Pública de Toledo se empenhou em criar, fomentar e gerir empresas comunitárias e, naquele momento, constou-se haver lacunas em relação à formação de profissionais para atuarem nesses novos empreendimentos. Assim, o curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciou suas atividades no ano de 1987, com o intuito de formar profissionais dotados de iniciativa criativa, de visão crítica e com conhecimentos técnicos suficientes para intermediar relações entre gestores, empresas e instituições. 
Com oferta de 40 vagas anuais no período noturno, e com caráter gratuito aos estudantes, nesses 35 anos, mais de 850 secretários executivos foram formados, em 31 turmas, tornando real a concretização do sonho dos idealizadores do curso, que vislumbravam a necessária formação de profissionais com perfil de assessor, gestor e consultor para o mercado de trabalho.
Ao longo da sua trajetória, o curso passou por significativas mudanças, alterando nomenclatura, inicialmente denominado de “Secretariado Executivo Bilíngue” e hoje como Secretariado Executivo Trilíngue. Mas nessas décadas decorridas, houve muitas mudanças. O Projeto Pedagógico foi sendo ajustado constantemente às novas demandas do mercado, como também às exigências legais da profissão. Dessa forma, atualmente, o curso está estruturado a partir de três linhas básicas de formação: área Secretarial, Administrativa e de Línguas/ Comunicação. A área Secretarial objetiva proporcionar ao futuro Secretário Executivo embasamento nas questões teóricas e práticas, levando-o a refletir sobre sua profissão; e concentra disciplinas como Técnicas Secretariais, Fundamentos do Secretariado, Gestão de Eventos e Documentos, Gestão Secretarial, Assessoria e Consultoria entre outas. Na área Administrativa, o enfoque está voltado à transmissão de conhecimentos gerais sobre o assunto, tendo como ponto fundamental a visão administrativa da organização em todos os seus aspectos. Nessa área são ofertadas disciplinas tais como: Princípios de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Estratégia Empresarial. Já a área de Línguas/Comunicação está baseada na concepção interacionista da linguagem e é composta por disciplinas, tais como: Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Comunicação Organizacional. Adicionalmente à capacitação propiciada pelas linhas básicas de formação, o profissional de secretariado executivo está sendo preparado para desenvolver um olhar atento e crítico às demandas sociais, ambientais e culturais, a partir de formações complementares e transversais  ao currículo proposto. 
Salienta-se que, além das atividades de ensino, o curso, ao longo do tempo, desenvolveu o ensino de pós-graduação lato sensu e atua fortemente na extensão e na pesquisa. Como resultado dessa atuação, aliada à formação do corpo decente composto por professores mestres, doutores e pós-doutores, o curso se tornou reconhecido nacionalmente, galgando posições de destaque tanto em avaliações externas, a exemplo de Enade e mais recentemente com a condecoração de Curso 5 Estrelas no Guia das Faculdades, quanto pela intensa relevância na pesquisa na área e por programas de extensão de impacto social.
Em comemoração aos 35 anos de história, docentes do Colegiado do Curso e demais participantes do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo (GPSEB) publicaram um livro: “Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UNIOESTE: 35 Anos de História, Desafios e Conquistas”. A ideia desta publicação, contando a trajetória do curso, é um marco para a comunidade acadêmica, ao possibilitar registrar e deixar viva a história construída há vários anos, valorizando elementos, contextos e atores desse processo. Ademais, permite que a história já construída seja refletida à luz de diferentes horizontes, proporcionando novas possibilidades e potencialidades para o curso. 
Esses 35 anos são um marco na trajetória de um curso atuante, dinâmico e que busca incessantemente estar ajustado às realidades e alterações do cotidiano organizacional e socioeconômico, além de contribuir na formação de capital humano para a região a que pertence. Por fim, registra-se o respeito e reconhecimento a todos aqueles que contribuíram com o Curso de Secretariado Executivo Trilíngue desde a sua criação, em especial àqueles que dedicaram suas carreiras a este curso e àqueles que continuam acreditando na importância da educação superior e na formação de qualidade aos nossos alunos. “Venha para a Unioeste! Venha cursar Secretariado Executivo Trilíngue!”
 
Dra. Ivanete Daga Cielo
Professora Adjunta do Curso Secretariado Executivo Trilíngue 
Sem nome %281144 x 250 px%29