1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

5ª Cooperativa Mirim da Smed é fundada no distrito de Novo Sarandi

As crianças aprendem na prática a terem mais responsabilidades, além de estimular desde cedo o espírito do cooperativismo”
08/12/2022 - 11:45
Por Prefeitura de Toledo


Os alunos da Escola Municipal Orlando Luiz Basei no distrito de Novo Sarandi fundaram a quinta cooperativa mirim de Toledo, a Cooperativa Escolar Mirim Orlando Luiz Basei (Coopermolb). A assembleia de fundação aconteceu na tarde desta quarta-feira (07) e contou com 60 cooperados, que aprovaram o estatuto social e elegeram seus representantes para compor o Conselho Administrativo e Fiscal. 

Entre as autoridades que acompanharam o ato estavam o prefeito Beto Lunitti, a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Dirce Kulzer, e a presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Sicoob Meridional, Solange Martins. Diretores e colaboradores do Sicoob, professores e pais também prestigiaram este momento importante para a comunidade escolar. “Na cooperativa mirim as crianças simulam na prática uma cooperativa de adultos e vivenciam no dia a dia os princípios e valores do cooperativismo”, explicou a Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob Meridional (PAE), Loni Dupont, responsável pelo diálogo entre as cooperativas e o Sicoob.

O prefeito destacou a importância da criação das cooperativas mirins e lembrou que estava presente na fundação da primeira delas, em Vila Nova, no seu primeiro mandato. “Essa é uma ação importante que mostra a integração da política pública de educação com o setor privado. Percebemos que as famílias são a grande força motivadora para as escolas e crianças que queiram formar as cooperativas”, salienta. 

Beto comentou sobre o sentimento e a dedicação de cada criança envolvida no processo. “Em Novo Sarandi vimos na presidente eleita, a Pietra [Rafaeli dos Reis de Oliveira], junto com o Davi, que veio fazer o convite para que o prefeito estivesse presente, o brilho nos olhos dessas crianças. Já temos bons exemplos das cooperativas formadas anteriormente. As crianças aprendem na prática a terem mais responsabilidades, além de estimular desde cedo o espírito do cooperativismo”, frisou Beto Lunitti. 

As ações fazem parte do processo do plano de governo onde envolvem a rede de proteção ao educando, o Aluno Conectado, o Professor Pesquisador, a Escola Ativa e o Teia dos Saberes, onde está prevista a criação das cooperativas mirins. 

A diretora da Escola Orlando Luiz Basei, Aline Wengrat Vian, conta que a cooperativa atende um desejo antigo da escola. O primeiro passo foi apresentar a ideia para os pais, a qual foi aceita por todos. Depois começou o processo de divulgação nas salas, para explicar como tudo funcionava. “Tivemos uma ótima adesão, fizemos encontros semanais e os alunos tiveram que criar um estatuto, sempre com a ajuda da professora orientadora. De julho até agora houve muito aprendizado, eles trabalharam a autonomia, oralidade, organização, escrita. Isso mudou a postura deles diante de certas situações, pois agora são referência na escola”, ressaltou Aline. 

Conselho Administrativo - A composição do Conselho Administrativo aprovado na assembleia de fundação fica da seguinte forma: como presidente, Pietra Rafaeli dos Reis de Oliveira; vice-presidente, Roberta Heloísa Grespan; 1º secretário, Felipe Previatti da Silva; 2º secretária, Antonella Valentina Lang Giacomini; 1º tesoureiro, Arthur Britz Giacomini; 2º tesoureira, Cecília Eduarda Schmidt; 1ª diretora de produção e comercialização, Laís Caroline Hartmann; 2ª diretora de produção e comercialização, Pietra Nathália Joner; 1ª diretora de comunicação, divulgação e cultura, Isabelle da Silva Borges; 2º diretor de comunicação, divulgação e cultura, Gustavo Ribeiro Borget.

Conselho Fiscal - A chapa inscrita e aprovada para o Conselho Fiscal ficou assim: Como titulares, Emanuel Augusto Kolling, Eduardo Casagrande, Gabriel Arthur Gauer; como suplentes, Iasmim Valquíria Gehlen e Samuel Henrique Hein. 
Sem nome %281144 x 250 px%29