1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Fim de semana em Toledo será agitado pelas atrações da Virada Cultural 2022

Artistas de diversas expressões artísticas subirão, entre sexta e domingo (9 a 11), nos 6 palcos da Virada Cultural que estão sendo montados em 4 pontos da cidade
10/12/2022 - 14:37
Por Assessoria


Toledo está em clima da Virada Cultural 2022 e a 11ª edição do evento será muito especial, pois contará com atrações que ocuparão papel central nas comemorações do aniversário de 70 anos de emancipação político-administrativa do município. Com o objetivo de mostrarem todo seu talento e carisma, artistas de diversas expressões artísticas subirão, entre sexta-feira e domingo (9 a 11), nos  seis palcos que estão sendo montados em quatro pontos da cidade: um no Paço Municipal Alcides Donin, um na Praça Willy Barth, um no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann (Diversidade) e três no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Pluralidade, Sonoridades e Expressões) – confira o cronograma completo no fim da matéria.

Além de atrações de renome nacional (como a cantora Pitty e das bandas Selvagens à Procura de Lei; Francisco, El Hombre; Terra Celta; Orquestra de Teutônia; e Big Time Orchestra), a Virada Cultural de Toledo contará com 47 shows de artistas locais, fazendo jus ao lema do evento, “Palco com Arte da Nossa Gente”. Além de atrações musicais ou de dança: entre um show e outro, haverá atividades paralelas, como os brinquedos infláveis do programa Recreação para as crianças, espetáculos teatrais (peças “Toy Story”, “Quem aqui é corajoso?” e “O Natal no Lago da Magia”), exposição da Biblioteca Pública Municipal, de artes visuais e de artesanato, aula de yoga (interessados devem levar o seu próprio tapete) e atividades de cunho ambiental (feira de adoção de animais e “cãominhada”). 

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, convida toda a população a prestigiar as atrações da Virada Cultural 2022, as quais são gratuitas e abertas ao público em geral. “A Virada Cultural é o grande encontro dos nossos artistas, da arte, da cultura da nossa terra. É um momento de celebração, de oferecer um grandioso palco para os talentos do nosso município terem ainda mais visibilidade. Por tudo, é um evento que se consolida cada vez mais no cenário regional e estadual, que atrai pessoas de cidades do nosso entorno”, pontua.

 

Atrações nacionais

Selvagens à Procura de Lei – O quarteto cearense formado por Gabriel Aragão (vocal/guitarra/teclado), Caio Evangelista (vocal/baixo), Nicholas Magalhães (vocal/bateria) e Rafael Martins (vocal/guitarra) e já lançou 4 álbuns, 1 DVD e diversos singles que mesclam rock, pop e música nordestina. Na lista das principais bandas da nova geração do rock do Brasil, já tocou nos maiores festivais do país, como Lollapalooza e Rock in Rio, além de já ter representado o país em apresentação durante a Copa do Mundo da Rússia em 2018 por intermédio do projeto Brasil Music Exchange (BME).

Terra Celta – Fundada em 2005 em Londrina, é uma banda de folk-rock que une violinos, flautas, banjo e gaitas de fole, que se fundem com letras irreverentes em shows interativos, com um objetivo muito claro: fazer o público dançar! Com a carreira em ascensão, já se apresentaram em grandes eventos, como as edições carioca e lisboeta do Rock in Rio. O sexteto é formado por Arrigo (acordeón), Bruno Guimarães (baixo), Edgar Nakandakari (banjo, gaitas de fole, flautas e hurdy gurdy), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Elcio Oliveira Filho (vocais, violino e Nyckelharpa) e Leonardo Cacione (bateria).

Francisco, El Hombre – Formada em Campinas no ano de 2013 pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, a banda foi indicada ao Grammy Latino em 2017 por melhor canção em língua portuguesa ("Triste, Louca ou Má"). Unidos a três brasileiros natos na composição, o quinteto mistura elementos musicais de toda a América Latina, com letras cantadas em português espanhol e inglês. A banda – cujo nome homenageia o personagem homônimo do livro Cem anos de solidão (1967), do grande escritor colombiano Gabriel García Márquez – já tem três álbuns lançados.

Pitty – Iniciou sua carreira há 20 anos no rock alternativo de Salvador e, desde então, consolida sua posição de uma das grandes roqueiras do Brasil. Cantora, compositora, produtora e apresentadora, a inquieta e plural artista utiliza múltiplas plataformas para a produção e a divulgação de seu trabalho. Já gravou cinco álbuns próprios, os quais apresentam hits que fazem sucesso até hoje ("Me Adora", "Admirável Chip Novo", "Na Sua Estante", entre outros), rendendo-lhe quatro indicações ao Grammy Latino e sete Prêmios Multishow de Música Brasileira, além de ser a maior vencedora de VMBs na história da MTV Brasil. 

Orquestra de Teutônia – Composto por 23 músicos distribuídos em nove naipes (saxofones, trompetes, trombones, teclado, guitarra, baixo elétrico, bateria, percussão e vocais), com arranjos e direção musical de Astor Jair Dalferth, este grupo é uma referência no cenário nacional de orquestras, divulgando o nome da cidade gaúcha por onde passa. Conhecida pela vibração, energia e balanço imposto pelos instrumentistas que fazem o público vibrar, dançar e se emocionar, tem no repertório o melhor da MPB, do jazz, das trilhas sonoras de clássicos do cinema, da música latino-americana e dos folclores gaúcho, alemão e italiano.

Big Time Orchestra – Depois de alcançar fama nacional com a participação da temporada 2015 do SuperStar (programa da Rede Globo), o grupo completa 15 anos de carreira com 13 álbuns (7 CDs, 2 EPs e 4 DVDs) gravados e um repertório que mescla soul, jazz, rockabilly, pop e rock. Todo este talento já é conhecido e reconhecido por plateias brasileiras, latino-americanas, europeias, japonesas e estadunidenses. Falando na “Terra do Tio Sam”, o grupo já esteve lá em 2010 gravando os videoclipes de “Clotilde” e “País Tropical”, os quais foram veiculados por várias emissoras de televisão do planeta, como a MTV.

 

VIRADA CULTURA TOLEDO 2022 - PROGRAMAÇÃO*

9/12 - SEXTA-FEIRA

Paço Municipal Alcides Donin

11h - Nelson & Mari - Vozes, Sons e Tons!

Parque Ecológico Diva Paim Barth

PALCO EXPRESSÕES

18h40 - Breathing Dance

19h - Projeto Nova Geração

20h20 - Pixain Of Gang

21h40 - 5ª Essência Fetter Company

PALCO PLURALIDADE

19h40 - Stone Dogs

21h - OldSide

22h30 - Selvagens à Procura de Lei**

PALCO SONORIDADES

19h - Rafa e Os Mavecos

20h20 - Same Old Say

21h40 - Outro Lado

 

10/12 - SÁBADO

Praça Willy Barth

8h30 - Luciano Almeida

9h - Renato Mattos & Daiane

9h30 - Cida Maria & Zé Francisco

10h - Rui Hoberdã

10h30 - Dinho Camargo e Maurílio

11h - Grupo de Danças Folclóricas Integração

11h30 - Rodacústica

12h - Mateus Gentil Acústico

12h30 - Marcos Pires

13h - Lulu Canezim

13h30 - Ana Khaos Duo Acústico

 

Parque do Povo Luiz Claudio Hoffmann

PALCO DIVERSIDADE

A partir das 15h - apresentação de DJs beneficiados pela Lei Aldir Blanc

20h - Pineal Connection

A partir das 20h40 - apresentação de DJs beneficiados pela Lei Aldir Blanc

 

Parque Ecológico Diva Paim Barth

ATIVIDADES PARALELAS

15h30 - Espetáculo “Toy Story” – Grupo DançArte Teatro (Quadra de Esportes)

16h às 20h - Projeto RecreAção

16h às 20h - Exposição de artes visuais

16h às 20h - Exposição de artesanato Projeto Tenda

16h às 20h - Exposição da Biblioteca Pública Municipal

17h - Espetáculo “Quem aqui é corajoso?” – Grupo Put’s de Teatro (Tenda da Biblioteca)

PALCO EXPRESSÕES

16h20 - Companhia Luna Class

17h40 - Espetáculo “Reflexo Momento” – Cia Trapos e Farrapos

19h - Espetáculo “O Castigo da Soberba” – Grupo de Teatro Amador Cachorro Afinado

PALCO PLURALIDADE

17h - Los Coronezos

18h20 - Motorhell

20h - Francisco, El Hombre**

23h - Pitty**

PALCO SONORIDADES

16h20 - Um Sete Cinco

17h40 - Juventude Perdida

19h - Enigma77

21h30 - Terra Celta

 

11/12 - DOMINGO

Parque do Povo Luiz Claudio Hoffmann

PALCO DIVERSIDADE

16h - Kintoun

16h50 - The Scream

17h40 - Trio Fantasma

18h30 - Terno de Vidro

19h20 - Red Pill

20h10 - Voodoo Band

21h - Cesar Ganso Acoustic

Parque Ecológico Diva Paim Barth

ATIVIDADES PARALELAS

08h - Aula de Yoga, com Janiele Bueno (Entrada do Horto – traga seu tapete!)

16h - Feira de adoção de animais (SMMA)

16h às 20h - Projeto RecreAção (Smel)

16h às 20h - Exposição de artes visuais

16h às 20h - Exposição de artesanato Projeto Tenda

16h às 20h - Exposição da Biblioteca Pública Municipal

17h - Cãominhada (19º BPM)

18h - Contação da história “O Natal no Lago da Magia” (Tenda da Biblioteca)

PALCO EXPRESSÕES

18h15 - Escola e Ballet ArteMusica

20h30 - DançArte

PALCO PLURALIDADE

16h - Villaca Numanice

16h40 - Joe Salles & Raffael e Banda

17h30 - Espetáculo “Do fogo guarde uma fagulha” – Núcleo Ás de Paus

19h - Orquestra de Teutônia**

21h30 - Big Time Orchestra**

PALCO SONORIDADES

16h20 - Jam Session

17h10 - Raul Rock Cover

18h - Anos Atrás

20h30 - Mooz

 

* Programação sujeita a alterações, que serão comunicadas em tempo hábil nos canais oficiais da Secretaria da Cultura e da Prefeitura de Toledo.

** Atrações nacionais



Sem nome %281144 x 250 px%29