Casa de not%c3%adcias 1144x150

DESENVOLVIMENTO

Última edição do ano do Circuito BPK promoveu debate sobre potencialidades e desafios de Toledo

Nesta edição o tema do Circuito  foi: “Toledo: Uma terra de oportunidades e geração de negócios”.  


12/12/2022 - 11:22
Por Assessoria


A última edição do ano do Circuito BPK, realizada no dia 09 de dezembro, reuniu no Biopark representantes da iniciativa privada, do poder público e da sociedade para debater o tema “Toledo: Uma terra de oportunidades e geração de negócios”.  

O agronegócio, a formação de mão de obra qualificada, a atração de investidores, o apoio ao empreendedorismo e a importância de ações voltadas à tecnologia e inovação no Oeste estiveram entre os temas centrais debatidos em uma mesa redonda. Participaram da dinâmica o Prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o Presidente da Caciopar, Flávio Gotardo Furlan, a Diretora do Conselho Consultivo da ACIT, Beatriz Meurer Kloh, o Gerente Regional do Sebrae/PR, Augusto Stein e a Gerente de Projetos e Auditoria do Biopark, Denise Bandeira, que foi mediadora. Na plateia, representantes de empresas instaladas no Biopark, empreendedores e comunidade.  

Um dos tópicos foi como manter o ritmo de crescimento e desenvolvimento no agronegócio. “Como o Governo Municipal pode contribuir e promover esse debate? Criando espaços importantes, que sejam ambientes de discussão efetiva de tecnologia e inovações, como fora feito esse ano no Inovameat Toledo, evento que discutiu a inovação na produção de proteína animal, onde tivemos um espaço importante para a consolidação desse processo”, comentou o prefeito de Toledo, que também ressaltou uma grande conquista para o agronegócio regional, a vinda de uma Unidade da Embrapa, a qual será instalada no Biopark.   

“Hoje estamos num território com a melhor genética de suínos e frangos do mundo, potencialmente está se desenvolvendo a piscicultura. Nós precisamos estar atentos, como ente que dá ordenamento econômico, jurídico e social”, acrescentou o Prefeito. 

Outro tema abordado foi a qualificação da mão de obra. “Temos aqui todo o apoio para quem quiser crescer, temos recursos naturais, recursos humanos, que apesar de estarem se tornando um pouco escassos, temos atuado na qualificação”, disse o Presidente da Caciopar, Flávio Furlan, que ressaltou ainda a força empreendedora regional e sua representatividade no Estado.  

Outro ponto debatido foi a inovação e a tecnologia regional, que crescem com apoio de organizações como o SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, reconhecido recentemente como melhor Ecossistema de Inovação consolidado do país.  “Nós temos aqui uma condição de organização, que provavelmente vem da nossa experiência e tradição no cooperativismo. E essa condição de organização nos deu a missão de não deixar apenas um crescimento orgânico, que é aquilo que vai acontecer de qualquer forma, pois temos um ambiente altamente propício. Mas quando colocamos elementos, programas para potencializar esse desenvolvimento, isso muda tudo”, explicou Augusto Stein, que ressaltou a importância de existir qualidade de vida dentro dos Ecossistemas de Inovação, à exemplo do que o Biopark promove.  

O fortalecimento do empreendedor também esteve em pauta. Foram expostas ações e ferramentas da ACIT disponíveis para facilitar o cotidiano do empresário. 

Sobre o Circuito BPK  
O Circuito BPK, é um evento mensal e gratuito que tem como objetivo trazer conteúdos relevantes e proporcionar maior interação entre as empresas do Ecossistema e a comunidade. Em 2022 foram realizadas dez edições abordando diversos temas como Marketing, Gestão Financeira, Processos e Vendas, sempre trazendo para o debate profissionais que são referências em suas áreas de atuação. O evento retornará em 2023. 
Entrega Selo Caciopar 
Durante o evento, o Presidente da Caciopar entregou ao Vice-Presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida, o Selo de Agente Transformador do Território Oeste 2022. “Esse Selo é um reconhecimento do que o Biopark é enquanto agente transformador do Oeste do Paraná. O Biopark realmente é um parceiro e reconhecemos ele como um ambiente não só de Toledo, mas de todo o Oeste do Paraná”, explicou Flávio. 


Sem nome %281144 x 250 px%29