Casa de not%c3%adcias 1144x150

ECONOMIA

Toledo é o terceiro município brasileiro a receber o Selo Município + Azul CAIXA

O objetivo é reconhecer as administrações municipais que aplicam boas práticas de governança e sustentabilidade na gestão
06/01/2023 - 18:47
Por Prefeitura de Toledo


Em ato solene realizado nesta sexta-feira (06), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, a Prefeitura de Toledo recebeu o Selo Município + Azul CAIXA. Toledo é o terceiro município no Brasil contemplado com a honraria que avaliou suas boas práticas visando o aumento da qualidade de vida dos seus cidadãos. O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito Beto Lunitti, e representantes da equipe regional da Caixa Econômica Federal.

O objetivo é reconhecer as administrações municipais que aplicam boas práticas de governança e sustentabilidade na gestão, a partir da utilização de maneira responsável dos recursos financeiros e ambientais, proporcionando aumento do bem-estar e qualidade de vida aos munícipes, associado ao desenvolvimento urbano sustentável. A pontuação é um incentivo às cidades atingirem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas, por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e clima e a garantia de que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade estão no rol do que é avaliado. O Selo confirma a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local, algo que, segundo Beto Lunitti, é almejado diariamente pela equipe do Executivo Municipal. “Ficamos felizes em receber um reconhecimento desta envergadura, de uma instituição importante como a Caixa. É uma honraria para todos os nossos servidores e servidoras municipais”, comentou. 

Toledo somou 80 pontos dos 100 possíveis, quando avaliados 20 critérios técnicos relacionados aos aspectos Ambiental, Social, Governança e Climático, esta última, incluindo aspectos relativos às mudanças climáticas. Cada um dos indicadores possui um peso específico, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação e representa, por meio da pontuação, o nível de maturidade desenvolvido pelo município em cada indicador avaliado. As informações são coletadas de fontes públicas, de sistemas governamentais e de indicadores auto declaratórios.

O score conferiu ao município do Oeste do Paraná o Selo Safira. “Caso o município atenda aos critérios exigidos, o proponente recebe o certificado no nível alcançado. Faltaram alguns pequenos detalhes para a nota máxima, inclusive situações em que o município tem avançado, como a iluminação pública, que agora vai ser melhorada por meio da Parceria Público Privada da Iluminação que vai modernizar este setor. Quem sabe em uma próxima avaliação Toledo alcance o ápice”, explicou o superintendente Executivo de Governo Oeste do Paraná, Ezio Luiz Lena.

Tratativas - Além de receber o Selo, outros assuntos foram deliberados junto aos representantes da Caixa Econômica Federal. Uma delas a adesão ao Pró Moradia, programa de financiamento de moradias populares com a finalidade atender famílias excluídas do sistema de financiamento bancário para habitação, levando em conta critérios de seleção como ônus excessivo com aluguel, menor renda familiar, lares chefiados por mulheres e previsão de reserva para idosos e pessoas com deficiência. Parcerias para disponibilização de recursos financeiros para reformas e melhorias de prédios públicos e investimentos em questões relacionadas ao gerenciamento de resíduos foram apresentados. 


Sem nome %281144 x 250 px%29