Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Guardas Municipais de Toledo devem estar armados até dezembro

Após mais de 60 dias das discussões realizadas na Câmara de Toledo sobre o armamento da Guarda Municipal de Toledo, 104 profissionais realizam neste mês o teste psicológico. No mês de setembro, a empresa responsável pela aplicação do exame deve apresentar os resultados do teste psicológico, ou seja, a lista com os nomes dos guardas municipais que foram aprovados nesta avaliação. O secretário de segurança e trânsito, João Crespão, afirmou que a partir dos nomes selecionados pela empresa, a Secretaria fará uma avaliação em Toledo para definir os profissionais que serão encaminhados para o curso de tiro.

21/08/2011 - 07:33


Crespão salientou que para a realização do curso de tiro é necessário a Secretaria firmar um Convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Nós já mantivemos o primeiro contato e estamos trabalhando para realizar este convênio. Acredito que quando tivermos a conclusão da empresa, poderemos iniciar curso de tiro”. A previsão da Secretaria, segundo Crespão, é que os guardas estejam fazendo o curso até o mês de outubro, pois a expectativa é que em dezembro o Município tenha um grupo armado atuando em Toledo.
Porte
O secretário enfatizou que o porte de arma é para o guarda municipal em serviço, ou seja, ao assumir o serviço recebe o equipamento e ao final de seu turno deve devolvê-lo na Secretaria para a utilização de outro colega. “Os guardas trabalham em uma escala de 6h. Desta forma, será possível armar no máximo 40 guardas municipais nos quatro turnos de serviços”.
Atualmente, a Secretaria possui dez revólveres calibre 38. Crespão explicou que, no primeiro momento, mesmo o número de guardas aprovados no teste psicológico seja superior a 40, somente este número poderá trabalhar com o equipamento, pois a Secretaria não tem a previsão de comprar novas armas . “Pretendemos implantar uma viatura com guardas municipais armados que vai servir de unidade de apoio a todos os outros que vão oferecer apoio em postos fixos. Também temos alguns locais de Toledo considerados de alto risco e estão sendo mapeados para que a Guarda trabalhe neste local”. Crespão ainda comentou que os locais estão sendo mantidos em sigilo e no momento oportuno, eles serão divulgados, juntamente com a sua sistemática.
Critérios Técnicos
Crespão disse que a população pode ficar tranquila, pois a Secretaria está seguindo critérios técnicos, exigidos pela Polícia Federal. “Os guardas municipais sabem da responsabilidade e, por isso estamos trabalhando para formar um grupo com conhecimento necessário”.

**Para lembrar**
Um dos processos para o armamento da Guarda Municipal era a criação de uma Corregedoria e Ouvidoria da Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo. Para isso, foram encaminhados a Câmara de Toledo, os Projetos de Lei 59 e 60, os quais geraram discussão no Poder Legislativo. O vereador Ademar Dorsfschmidt solicitou pedido de vistas dos projetos. Na época, ele alegou a necessidade de ampliar o debate sobre o armamento da guarda com a comunidade. Após 15 dias, na primeira semana de junho, o vereador afirmou que havia ouvido os setores da comunidade e conversou com o Secretário. Os projetos foram aprovados por unanimidade em primeira discussão.
Por meio da ouvidoria a população poderá denunciar qualquer irregularidade na atuação dos guardas e agentes de trânsito e com a Corregedoria será possível apurar a responsabilidade do servidor da Secretaria de Segurança e Trânsito no desempenho de sua função. A Corregedoria faz o controle não só dos guardas e agentes de trânsito, mas dos diretores e também do secretário.

Por Graciela Souza

C%c3%b3pia de web banner 550x250px