1144x150 %284%29

SOLIDARIEDADE

Crianças de Toledo são contempladas com projeto de educação em Planejamento urbano

Projeto acontecerá na Casa de Maria e conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.
01/03/2023 - 21:09
Por Assessoria


Selecionado no Edital de chamamento público de 2022 do CAU/PR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (@cauproficial), o Projeto Ser Cidade baseia-se em conversas sobre conscientização infantil em Urbanismo, noções de Planejamento urbano e cidadania para crianças de 10 a 12 anos do Centro Assistencial da Diocese de Toledo - Casa de Maria, localizada no Jardim Europa, na cidade de Toledo, no período letivo de 2023.
 
O projeto, elaborado e coordenado por Sabine Campos e Vivian Bolson, arquitetas toledanas, foi desenvolvido como forma de imprimir nas crianças um olhar crítico para o meio urbano e aprimorar a autonomia dos pequenos, para assim, capacitar estes futuros adultos, que construirão novas maneiras de morar e habitar as cidades. Os encontros e atividades foram idealizados para instigar nas crianças reflexões sobre a importância da qualidade da moradia, do cuidado com seu bairro e da necessidade em participar ativamente das decisões sobre a evolução do seu município.
 
Os encontros acontecerão todas as sextas-feiras a tarde na Casa de Maria, para as crianças que frequentam a instituição no contra turno escolar. De acordo com Sabine, que ministrará as atividades, “a proposta conta com debates sobre o bairro onde as crianças vivem e dinâmicas que envolvem passeios pelas ruas e equipamentos públicos municipais, para reconhecimento dos potenciais e problemáticas do lugar e desenvolvimento de uma consciência ambiental e social”, conta a arquiteta.
 
Dentre as diversas atividades que serão realizadas no decorrer do ano, as arquitetas planejaram a construção de uma maquete do bairro, que será elaborada pelos próprios aprendizes. Esta dinâmica auxiliará na compreensão do espaço onde vivem e servirá de base para a proposição de uma intervenção urbana como forma de remodelação do espaço público. Finalmente, todos os trabalhos realizados serão reunidos em um livro, que será dado às crianças para que se reconheçam como agentes de transformação local.
 
Para Maria Ines B. Manica, gestora geral da Casa de Maria - Toledo, "O Projeto "Ser Cidade" vem de encontro ao objetivo geral da Entidade, que é proporcionar oportunidades de desenvolvimento humano e social, rumo a garantia dos direitos de cidadania   de crianças e adolescentes. No decorrer do projeto, as crianças terão oportunidade de conhecer, visitar e refletir sobre o espaço coletivo onde vivem, sua história, o que há de bom e o que poderá ser melhorado ou até mesmo construído, tornando-se construtores da própria história e da comunidade onde vivem. Uma sementinha será plantada! Estamos

todos muito animados e daremos total apoio durante seu desenvolvimento. Queremos que seja um projeto piloto e em breve, se estenda para todas as crianças e adolescentes atendidas pela Casa de Maria - Toledo !"
 
Além de estimular a valorização da profissão Arquitetura e Urbanismo sob o aspecto cultural e social, o projeto visa ainda estender as possibilidades de amplificação da profissão oferecendo duas bolsas de extensão para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, oportunizando a aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade com as atividades das crianças.
 
Para saber mais, acesse as redes sociais da Casa de Maria: @casademariatoledo
Sem nome %281144 x 250 px%29