1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Prefeitura e clínica especializada estimulam a prevenção ao câncer colorretal

Parceiros irão promover exames para pacientes acompanhados pelo Departamento da Rede de Atenção Especializada
06/03/2023 - 21:05
Por Assessoria


Para marcar o mês de prevenção ao câncer do colorretal, uma iniciativa da Sociedade Paranaense de Coloproctologista e o Instituto de Gastroenterologia de Toledo/Centro Integrado de Medicina Avançada (IGAST/CIMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vai promover exames para pacientes acompanhados pelo Departamento da Rede de Atenção Especializada. 

A ação acontece na quinta-feira (16) e serão realizadas 30 colonoscopias com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). A intenção é trazer informação, prevenção, cuidado e tratamento. De acordo com a diretora da Rede de Atenção Especializada, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em mais de 90% deste tipo de câncer. 

A escolha dos pacientes para o exame foi feita por meio de regulação da Central de Especialidades Oswaldo Luiz Ricci. “A nossa médica fez uma análise dos pedidos deste tipo de exame, identificou os casos com necessidade de investigação mais urgente e fez a seleção”, comentou Katheli. 

Informações importantes - O câncer colorretal acomete o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus. No Brasil, é o quarto que mais atinge homens e o terceiro na mulher e tem maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver o câncer colorretal são a idade (acima de 50 anos), história familiar de câncer de intestino, uma dieta pobre em fibras, ingestão excessiva de carnes vermelhas ou processadas, como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon e peito de peru e o consumo de alimentos ricos em gorduras.

Sem nome %281144 x 250 px%29