1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Smed investe equipamentos para ampliar ações de Educação Inclusiva

Além de entregar tablets para os alunos e notebooks para os professores, Smed adquire equipamentos para auxiliar na aprendizagem de estudantes com deficiências
07/03/2023 - 21:05
Por Assessoria


A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Educação (Smed), não tem poupado recursos quando o assunto é garantir o acesso às novas ferramentas tecnológicas, ampliando as possibilidades da relação ensino e aprendizado na rede municipal de Educação de Toledo. Cerca de R$ 20 milhões estão sendo investidos nos últimos anos. Além de entregar tablets para os alunos e notebooks para os professores, Smed adquire equipamentos para auxiliar na aprendizagem de estudantes com deficiências.

A Smed adquiriu o programa educacional chamado “Tix letramento”. O somatório dos investimentos, incluindo todas as partes dos equipamentos, plataformas, licenças vitalícias e garantias totalizam um investimento de R$ 1.116.830,00. A ação é voltada para a Educação Inclusiva, visa universalizar, para a população de todas as faixas etárias com deficiência, o acesso à educação básica. 

Na próxima sexta-feira (10), às 15h, os equipamentos serão apresentados. Ao todo, 23 unidades escolares com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou Sala de Recursos Multifuncionais que serão contempladas, duas unidades de atendimento lotadas no Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE) e, uma unidade gestora ligada à área de Educação Especial Inclusiva da Smed. O prefeito Beto Lunitti destacou a importância de se criar ecossistemas educacionais favoráveis para o aprendizado em todos os níveis e faixas etárias. “Estamos trabalhando para dar as condições de desenvolvimento que nossa cidade merece e a Educação é uma das principais ferramentas libertadoras para tornar isto possível”. 

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, ressaltou o compromisso da gestão com todos os alunos. “Estamos estruturando nossas escolas e centros municipais de educação infantil com as melhores ferramentas e recursos educacionais, oportunizando uma educação de qualidade para todos os alunos. Isso inclui a população de todas as faixas etárias com ou sem deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação”, pontua Marli. 

Tix letramento - A apresentação do Grupo actcon promete revolucionar a educação das pessoas com deficiência. O fornecedor diz que é preciso construir caminhos que as ajudem a progredir, expandir a criatividade e o pensamento crítico, a se comunicar e a desenvolver competências, fazendo com que se sintam empoderadas, independentes e autônomas. 

O programa educacional “Tix letramento” chega para inspirar e apoiar os profissionais de educação inclusiva no atendimento educacional especializado.  A proposta é empoderar e garantir autonomia, independência e privacidade aos estudantes com deficiências físicas e motoras ou cognitivas, pois amplia as possibilidades de acessibilidade, comunicação e criatividade, além das competências e habilidades de leitura, produção de textos e cálculos matemáticos com fundamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O Grupo Actcon explica que se trata de “uma completa, inovadora e exclusiva solução de acessibilidade e inclusão educacional, que integra serviços e os produtos e plataformas da linha Tix tecnologia assistiva. O teclado inteligente Tix e os  acionadores a-blinX, Penso e Botão Tix permitem operar computadores e dispositivos móveis até com o piscar dos olhos. Com as plataformas educacionais Simplix e Virtus letramento acessibilidade são desenvolvidas a comunicação alternativa e aumentativa, a alfabetização inicial, o letramento em língua portuguesa e matemática. É por isso que o Tix letramento proporciona uma revolução na educação da pessoa com deficiência”, afirmam em vídeo de apresentação do produto. 

Sem nome %281144 x 250 px%29