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EDUCAÇÃO

Smed divulga resultados da Prova Paraná Mais 2022

 A Prova Paraná é um instrumento de avaliação elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como, as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem
08/03/2023 - 17:27
Por Assessoria


A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) recebeu na última semana os resultados da Prova Mais 2022, realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). A Prova Paraná é um instrumento de avaliação elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como, as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

Uma apresentação contendo o gráfico com a classificação de cada escola municipal nas disciplinas de Português e Matemática foi elaborada para melhor visualização do desempenho de cada uma. Segundo o coordenador de Língua Portuguesa da Smed, professor Valdinei José Arboleya, os resultados da Prova Toledo [avaliação da própria secretaria], já estão sendo trabalhados nas formações com os professores para tentar melhorar o quadro apresentado. 

“Tem escolas que ficaram com média baixa, mas a Secretaria investiu em materiais como o Acerta Brasil para o quinto ano e o Giro Pela Aprendizagem para os demais anos como estratégias para melhorar esses índices”, explica o coordenador. 

Segundo ele, Toledo conseguiu manter uma média em termos de nota. “Caiu um pouquinho ali em decorrência da pandemia, mas não está num nível ruim se comparado aos resultados anteriores. O objetivo agora é o de melhorar esse índice, para isso estamos investindo nas formações a partir do trabalho com as matrizes de referência”, acrescenta Arboleya.

Prova Paraná - Ao longo das últimas três décadas, a avaliação educacional em larga escala vem se consolidando como uma ferramenta indispensável para a produção de diagnósticos mais precisos e assertivos sobre a qualidade da educação ofertada às crianças e aos jovens brasileiros. Por meio de testes padronizados de desempenho, é possível verificar uma dimensão fundamental do direito à educação: a aprendizagem adequada na idade certa. 

Dessa forma, a avaliação torna-se um subsídio importante para a realização de mudanças que atendam ao dever do Estado de oferecer uma educação gratuita e de qualidade e ao direito da população em recebê-la. Como parte desse esforço, em 2012, foi criado o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) com avaliações de Língua Portuguesa e Matemática voltadas aos estudantes das redes públicas municipais e estaduais. Atualmente, o sistema é composto pela avaliação Prova Paraná Mais.

Em dezembro de 2022,  foram aplicados testes impressos para os estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual e das redes municipais e para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e dos cursos Profissionalizantes e de Formação Docente Integrado ao ensino médio da rede estadual.

Padrões de Desempenho -  Segundo a diretora do Departamento de Ensino da Smed, Dirce Maria Steffens Külzer, o trabalho pedagógico é bem-sucedido quando a escola é capaz de proporcionar padrões de aprendizagem adequados a todos os estudantes, independentemente de suas características individuais, familiares e sociais. “Se apenas um grupo de estudantes consegue aprender de modo satisfatório o que é ensinado, verificam-se as desigualdades educacionais, que têm como consequências os altos índices de repetência, evasão e abandono escolar”.

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