1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Toledo na posse de nova direção da Academia de Letras de Paranavaí

Mais de 100 pessoas, entre autoridades, escritores, poetas, acadêmicos e convidados de todo o Paraná, participaram da sessão pública de transmissão de cargos e posse de novos dirigentes da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap), realizada na noite de sábado, 20 de agosto, na Casa da Amizade, daquela cidade.

23/08/2011 - 05:52


Entre as instituições representadas na solenidade estiveram as Academias Paranaense de Letras, de Poesia do Paraná e de Letras de Maringá (madrinha da Alap), Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Umuarama, Cascavel e Toledo, esta ainda em formação.
Na cerimônia, o advogado e escritor Renato Benvindo Frata transmitiu o cargo de presidente, simbolizado por galões dourados na pelerine, ao jornalista e escritor Francisco Antonio Lopes Ramos, enquanto a jornalista e escritora Cristina Leite Gottens, permaneceu na vice-presidência.
A sessão festiva foi aberta com introdução da bandeira da Alap no recinto, seguida da primeira apresentação de seu hino em solenidade oficial, pela Orquestra de Sopro e Coral Viva Voz, ambos da Fundação Cultural de Paranavaí. 
Após a transmissão dos cargos, Frata falou dos desafios da constituição da Alap, iniciada em 2004, quando foi recebida proposta de Túlio Vargas, então presidente da Academia Paranaense de Letras.
A primeira reunião, com participação de 12 fundadores, aconteceu em 2006, mas somente em maio de 2007 a instituição foi fundada oficialmente.
A instalação ocorreu em agosto de 2009, com a eleição e posse da primeira diretoria, com mandato de dois anos. Nesse período, a Alap participou de eventos no Paraná, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e também no México.
A principal dificuldade, segundo ele, foi a falta de recursos e de leis próprias de incentivo fiscal, para a obtenção de recursos para edição de livros e organização de eventos culturais.
Frata também coordenou a criação e oficialização de símbolos da instituição, como bandeira, brasão e hino, além de haver obtido a declaração da Alap como entidade de utilidade pública municipal, através da Lei 111/11, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionada durante a solenidade pelo prefeito, Jorge Lorenzetti.
Ele também agradeceu apoio do secretário de Estado da Cultura, jornalista Paulino Viapiana, presente à cerimônia, na liberação de recursos para publicação de livro de autor local. Pela sua atuação, Frata foi agraciado com os títulos de sócio benemérito e presidente de honra da Alap.
A escritora Rosa de Oliveira, presidente da Academia de Poesias do Paraná, que residiu em Paranavaí até 1979, recebeu diploma de associada correspondente em Curitiba. A escritora e acadêmica Cleuza Cyrino Penha, o diploma e foto de associada benemérita. O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana e o prefeito Rogério Lorenzetti, diplomas de membros honorários. 
O novo presidente, Francisco Ramos, afirmou que suas principais metas para a gestão 2011/2013 são as conquistas de sede própria e da condição de entidade de utilidade pública estadual, contando com o apoio de representantes da região na Assembléia Legislativa.
A solenidade foi encerrada com apresentação do grupo Gralha Azul, distribuição de publicações e jantar festivo. Entre outras autoridades e instituições presentes, estiveram prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes de núcleos regionais de secretariais estaduais, de universidades, de clubes de serviços e de veículos de comunicação da região, bem como líderes religiosos.
A comitiva do Oeste do Paraná esteve formada pelo presidente Antonio de Jesus e acadêmico Claiton Costa, da Academia Cascavelense de Letras e futuros acadêmicos Antonio Ruiz Marques, vice-presidente da Comissão de Constituição, e Luiz Alberto Martins da Costa, da Academia de Letras de Toledo.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29