Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Comitê da Dengue analisa estrutura dos municípios no combate à doença

Foi realizada na segunda-feira (22) a quinta reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Controle da Dengue, ocasião em que foi apresentada a análise do roteiro de supervisão aplicado pelas regionais de saúde nos 65 municípios do Paraná prioritários para o combate à doença. “Constatamos que vários municípios ainda não estão estruturados e apresentam diversos problemas, seja de estrutura ou recursos humanos”, avaliou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

23/08/2011 - 05:57


Entre os principais pontos estão: 40% dos municípios avaliados não têm comitê gestor, 55% dos municípios não têm integração dos agentes de combate de endemias com os agentes comunitários de saúde, 56,9% dos municípios apresentam médio ou alto risco para ocorrência de epidemia de dengue, 35,4% deles os agentes de combate de endemias não têm vínculo empregatício estável, 44,6% não têm local apropriado para armazenamento de insumos (inseticidas) e 38,5% não fazem triagem de pacientes aplicando roteiro preconizado.
Na reunião também estava presente a coordenadora do programa de controle da dengue da prefeitura de Curitiba, Viviane Poletto, que falou sobre o trabalho realizado no município para o controle da doença. “Nós realizamos o gerenciamento em pontos estratégicos de Curitiba, como terrenos baldios, hospitais e prédios abandonados”, destacou. Segundo ela, os donos de estabelecimentos devem ser responsáveis por manter seus ambientes limpos e livres de focos do mosquito.

Capacitações
A Secretaria da Saúde informa também que começou na última sexta-feira (19), em Curitiba, a primeira oficina “Dengue: conhecendo para prevenir” para professores de Ciências e Biologia de escolas estaduais. A capacitação é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Educação (Seed) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O curso aborda tanto a natureza do mosquito transmissor da dengue quanto a prevenção da doença. O propósito das oficinas é que os professores desenvolvam ações educativas de combate à dengue com à comunidade escolar. A próxima oficina será no dia 16 de setembro em Foz do Iguaçu, e outras cinco estão sendo organizadas até o final da semestre.
Nas próximas semanas também serão realizadas capacitações para os servidores das regionais de saúde. A intenção é habilitar os profissionais das regionais para serem multiplicadores de conteúdo, a fim de atender a demanda de atualizações nos municípios de sua abrangência.

As capacitações irão ocorrer nas seguintes datas:

Capacitação de agentes de controle da dengue;
29 de agosto a 2 de setembro – Maringá

Atualização de supervisores para o SISFAD;
12 e 13 de setembro – Londrina

Atualização de supervisores para o LIRAa;
14 a 16 de setembro – Londrina

Capacitação em UBV costal;
3 a 7 de outubro – Maringá

Capacitação em UBV pesada.
17 a 28 de outubro – Maringá

Seminário assistência
25 e 26 de outubro - Maringá

 

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29