1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Assinado termo que consolida a instalação de Unidade Mista da Embrapa no Biopark

Ecossistema vai colaborar com estudos e pesquisas de inovação nos setores da cadeia produtiva de Toledo e região 


14/04/2023 - 16:34
Por Assessoria


Toledo já é conhecida como a capital do Agronegócio paranaense. O índice dos últimos dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2022 – com mais de R$ 4,371 bilhões – é a prova disso. Este panorama foi um dos fatores para a consolidação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na cidade. A atuação será focada em aves, suínos e peixes. 


A assinatura aconteceu nesta quinta-feira (13) durante o último dia do InovaMeat Toledo 2023 – evento de inovação em proteína animal. A UMIPI vai funcionar no Biopark, também localizado estrategicamente dentro de Toledo. O Ecossistema irá colaborar com estudos para que a empresa pública conheça as demandas da região Oeste do Paraná nos setores e cadeias produtivas, identificando ainda outros possíveis parceiros de cooperação. 

“É um precursor muto importante para o Biopark e Região, até porque a Embrapa é uma das instituições mais prestigiadas do País, contribuindo bastante na área de sanidade animal, vegetal e alimentos saudáveis. Vamos ajudar a região a se desenvolver ainda mais, intensificando as pesquisas que já estão em andamento e possibilitando ainda demais inovações em outros setores”, destacou o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi. 

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, explicou que a ideia de constituir uma unidade mista é a possibilidade de se associar a um Ecossistema de inovação com uma estrutura já existente. “É uma ideia que surgiu na França na década de 1980 e que vamos trazer para a região do Oeste paranaense, especificamente no Biopark”, realçou.  

O deputado Sergio Souza foi um dos articuladores desta parceria. Para ele, o projeto vai ecoar não somente na Região, mas também no Brasil e no mundo. O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, concorda. “É um dia histórico não só para nosso município, mas também para o Biopark, a Embrapa e o Paraná. Com certeza vamos tornar Toledo o celeiro do mundo”, finaliza.  




Sem nome %281144 x 250 px%29