1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Toledo integra G-7 - Fórum dos Gestores Municipais de Cultura

O objetivo do G7 é estabelecer pautas em comum e articulação junto aos governos estadual e federal
17/04/2023 - 21:06
Por Assessoria


Sete cidades do Paraná criaram um bloco para discutir políticas públicas relativas à cultura. São eles: Toledo, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel, Guarapuava e Foz do Iguaçu. Oficialmente, o grupo se chama G7. A primeira reunião oficial ocorreu na semana passada, nos dias 11 e 12 de abril, em Ponta Grossa. O objetivo do G7 é estabelecer pautas em comum e articulação junto aos governos estadual e federal. 

Somados, os municípios têm mais de dois milhões e meio de habitantes, sendo uma força importante para a economia da cultura no Paraná. “Pensamos nesse bloco para criarmos convergências e ações em comum. Queremos estreitar laços entre as nossas cidades”, disse o coordenador do G7 e presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues. 

Segundo a secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, o G-7 é um importante fórum de articulação entre cidades que são referência em políticas públicas no Paraná. “Estamos unindo forças para estabelecer diálogos e parcerias que fomentem e fortaleçam ações no cenário cultural de nossas cidades”, comentou Rosselane que frisou ainda que a intenção dos gestores é criar circuitos culturais que descentralizem ações e democratizem o acesso à produção cultural paranaense. 

“Além disso, discutimos a necessidade de um diálogo permanente junto ao governo estadual e federal na distribuição equitativa de recursos e no fomento de iniciativas que incentivem e viabilizem a produção cultural nos municípios. Isto porque o Ministério da Cultura deve publicar nos próximos dias a regulamentação da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc, pelas quais os municípios receberam recursos de fomento à cultura”, destacou a secretária toledana. 

Encontro em Ponta Grossa - Nos dias 11 e 12 de abril, em Ponta Grossa, o G7 se reuniu e cumpriu uma série de atividades e visitas a equipamentos públicos como o Conservatório de Música Maestro Paulino, e a Mansão Vila Hilda, além da participação na inauguração do Acervo Municipal de Obras de Arte e a abertura do Festival Literário dos Campos Gerais. 

O bloco do G7 foi composto pelos gestores Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu; Bernardo Pellegrini, secretário de Cultura de Londrina; Rosselane Giordani, secretária de Cultura de Toledo; Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava; Victor Simião, secretário de Cultura de Maringá; diretor de Cultura de Cascavel, Robson Macanhão; bem como assessorias de suporte, com Alexandre Barbosa, Cristiane Cândido, Thaisa Praxedes, Edson Salez, Celia Dell’aglio, Carlos Alexandre Martins Schneider, Valdir Grandini, Antônio Carlos Machado, Gabriela Oliveira, Cristhian Lucas e Cleiton Marques.

O próximo encontro do G7 deve ocorrer em maio.



Sem nome %281144 x 250 px%29