1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Município investe em novo cérebro eletrônico

Em tempos de governo eletrônico para oferecer produtos e serviços com agilidade e qualidade aos cidadãos, informática e tecnologia da informação tornam-se essenciais. Antenada a essa necessidade da pós-modernidade e ao próprio crescimento do serviço público municipal, foram investidos R$ 542 mil em uma nova estrutura de servidor, um cérebro eletrônico de alto desempenho capaz de armazenar e processar mais dados velozmente e conectado por fibra óptica às diversas unidades da administração municipal.

23/08/2011 - 15:23


A nova tecnologia é de última geração, sendo aplicada em outros sistemas de informática no mundo. Outro reforço importante passa pela recente aquisição de 114 novos computadores no valor total de R$ 250 mil. A aplicação desses recursos veio da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e aplicados após um detalhado diagnóstico feito no setor.
Os novos recursos foram traçados, no começo de 2010, através do Plano Diretor da Tecnologia de Informação (PDTI). “Ainda há outras ações em desenvolvimento e outras previstas para o futuro”, avalia o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura, Hemerson Ribeiro, lembrando que o PDTI levou cerca de quatro meses e foi realizado a partir de um amplo levantamento pelas unidades da administração municipal (escolas, postos de saúde, etc). “Essa nova estrutura compreende um servidor blade, uma nova unidade de back-up robotizada e um storage (unidade de armazenamento). O primeiro trata-se de uma máquina de alto desempenho com processadores sixcore e que permitirá ambiente virtual mais célere, o que resulta em ganho administrativo com a consequente agilidade dos serviços prestados”, explica Hemerson, ponderando, no entanto, que as mudanças para surtirem efeitos ainda exigirão certo tempo devido à transição tecnológica. ”Estamos migrando de uma estrutura antiga para uma nova e isto requer naturais ajustes. Dentro de dois meses, essa fase já estará completa”, avalia o diretor, pedindo a compreensão de servidores e da população durante este período.
O próximo passo, em estudo de viabilização, passa pela transformação do portal da prefeitura em uma página de alta disponibilidade, ou seja, que nunca sai do ar. “O principal problema que enfrentamos são as quedas de energia. A nota fiscal eletrônica e o prontuário do mini-hospital são serviços que não param. O servidor blade nos permite, por exemplo, acoplar um gerador elétrico, o que nos protegeria de blecautes”, prevê o diretor. Quanto aos 114 novos computadores, eles são portadores de uma tecnologia chamada all in one. “Eles dispensam os gabinetes e todos seus componentes encontram-se compactados ao monitor”, explica Hemerson, lamentando a dificuldade de se convocar analistas de sistemas. “Temos tido dificuldade de encontrar esses profissionais. Hoje, a estrutura administrativa conta com cerca de três mil servidores, enquanto somos apenas dez aqui na Informática para atender a todos”.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29