Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

NRE realiza formação continuada para pedagogos

Aproximadamente 240 pedagogos participaram durante a última semana de uma formação continuada promovida pelo Núcleo Regional de Educação em três pólos. O último encontro foi realizado nesta terça-feira (23), no auditório da Pontifícia Universidade Católica – PUC, em Toledo, e reuniu 100 pedagogos dos municípios de Diamante do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Toledo.

23/08/2011 - 15:35


De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Iria Schallenberger Kappel, o tema principal do encontro é a transição do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos, que acontece de maneira simultânea na Rede Estadual de Ensino. Isso significa que a partir do ano que vem, não haverá mais turmas de 5ª a 8ª série, mas apenas turmas de 6º a 9º ano. “As Diretrizes Curriculares Estaduais e as Expectativas de Aprendizagem da Educação Básica continuam as mesmas, mas as equipes pedagógicas devem adequar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e as Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC) à nova nomenclatura e legislação vigente”, explica Iria.

Papel do Pedagogo
Também esteve em pauta uma reflexão do espaço da escola e o papel do pedagogo. “É preciso pensar na escola como um espaço de trocas culturais, sociais e históricas, de construção do conhecimento, um espaço de organização de relação políticas, de contradições, conquistas e derrotas. E refletir sobre como os educadores podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos neste espaço”, afirmou a coordenadora.
A exemplo das últimas reuniões realizadas pelo NRE com os diretores e diretores auxiliares, o plano de metas formulado pela Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre entrou novamente em discussão, com enfoque nas ações que envolvem a equipe pedagógica: a participação na construção de um plano de avaliação estadual, alternativas para diminuir as distorções idade série, e a implantação das Atividades Complementares Curriculares de Contraturno. Os pedagogos devem participar mediando e acompanhando o desenvolvimento destas propostas na realidade escolar.

Avanços
Para o chefe do Núcleo de Toledo, professor Léo Inácio Anschau, a formação continuada trouxe temas relevantes para os profissionais das equipes pedagógicas. Na abertura do evento, ele ainda lembrou uma conquista recente obtida pelos pedagogos: a mudança na jornada de trabalho, que deixa de ser contada em hora/relógio para ser contada em hora/aula, a exemplo dos professores das disciplinas. A alteração consta na Instrução Normativa 002/2011-GRHS/SEED, anunciada pela Secretaria no último dia 29 de julho.


Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29