Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Seminário de Extensão da Região Sul reúne mais de 2 mil participantes

Na noite da última segunda-feira (22) foi realizada a abertura do 29° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu. O evento reúne professores e alunos que atuam na extensão de 23 Instituições de Ensino Superior (IES) dos três estados da região Sul do país.

24/08/2011 - 06:26


O 29° Seurs está sendo sediado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu. Além da participação de mais de 2 mil extensionistas das universidades públicas da região Sul, estiveram presentes autoridades regionais, estaduais e do governo federal.
Na abertura do Seminário, o coordenador geral e pró-reitor de Extensão da Unioeste, professor Wilson João Zonin destacou a importância da realização do Seurs que tem como tema a “economia ecológica, políticas sociais e integração latino-americana”. Ao agradecer a participação e envolvimento dos extensionistas e inúmeras instituições de apoio, Zonin registrou a participação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sul que participa da promoção do seminário.
Ao enfatizar que o Seurs é o evento de extensão de maior tempo de existência na Universidade, Zonin comentou a necessidade de reconstruir a concepção de extensão, sendo a extensão é a ação que torna possível a Universidade socializar a produção intelectual que é produzida no interior da mesma. “A indissociabilidade da extensão, com a pesquisa e o ensino é um elemento fundamental e é necessário construir essa cultura de indissociabilidade, pois é por meio dessa concepção que a Universidade Pública pode atuar de forma mais intensa na transformação social”. O coordenador geral destacou que a realização do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul configura-se como uma excepcional oportunidade para a construção de intercâmbios, mobilidades acadêmicas e aprofundamento do diálogo e dos saberes e experiências de desenvolvimento sustentável. “Desta forma queremos produzir impactos e transformações, internas e externas, em nossas instituições, regiões e territórios”, disse Zonin.
O reitor da Unioeste, professor Alicibiades Luiz Orlando, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos e lançou o desafio às universidades públicas da região Sul em atuar de forma mais intensa na conquista de recursos para as ações extensionistas. “Este desafio supõe a ação dos gestores das universidades públicas na articulação e na reivindicação de mais recursos junto aos Ministérios da União; de maior participação dos Estados na elaboração de programas de extensão; e a interação dos municípios junto às universidades públicas”.
O reitor Alcibiades desafiou ainda às universidades a resolverem as questões internas para que a Extensão ocupe o espaço que lhe devida junto à universidade, uma vez que por meio da extensão é que a Universidade torna-se conhecida e reconhecida socialmente. “Do que vale a produção intelectual se ela não for socializada com todos?”, observou o reitor ao enfatizar que a extensão não pode ser concebida como apêndice da Universidade. “A extensão configura-se como transferência de conhecimento e esta é a razão dos investimentos públicos que são feitos em nossas universidades”, afirmou o reitor.
O Seurs segue até quarta-feira (24) com a realização de 28 mesas temáticas e apresentação de 143 trabalhos por 250 apresentadores. Faz parte da programação do seminário a exposição de 87 pôsteres, com a participação de 155 expositores/apresentadores e mais 52 vídeos relatos, que estão sendo exibidos em 12 salas e 66 oficinas que estão sendo realizadas em escolas municipais e estaduais e em centros de convivência. O evento conta ainda com 22 estandes das IES além da realização de inúmeras atividades culturais.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29