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EDUCAÇÃO

Estudantes lassalistas debatem políticas públicas com gestores municipais

A atividade foi proposta na disciplina eletiva semestral do Ensino Médio, Políticas Públicas

30/06/2023 - 10:25


Os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio La Salle, no início do primeiro semestre, puderam escolher como formação complementar, uma disciplina eletiva, entre elas, a de Políticas Públicas, ministrada pela professora Juliana Matos. Após concluírem os estudos os jovens foram desafiados a ir à campo, diagnosticar problemas sociais e debatê-los com os gestores municipais.

Os estudantes que optam pela disciplina tiveram a oportunidade de entrar em contato com teorias e conceitos fundamentais das ciências humanas, em especial, da sociologia e da ciência política. A partir de atividades teóricas e práticas, se apropriam do funcionamento das sociedades democráticas, das possibilidades de atuação cidadã, das mais variadas categorias de direitos e deveres, bem como do conceito, função, elaboração e execução de políticas públicas. 

Num segundo momento, os estudantes são instigados a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sua realidade local. “Eles são estimulados a pensarem os principais desafios e problemas enfrentados por seu Município, bairro, grupo social, escola e demais espaços pelos quais circulem. Para tanto, nesta etapa de trabalho da disciplina, a partir da realização de aulas de campo e palestras, os estudantes são apresentados a serviços públicos e lideranças municipais para que conheçam de modo mais amplo a realidade vivida pelo Município e as principais políticas públicas existentes”, explica a professora Juliana Matos.

Neste ano, a partir das pesquisas e debates realizados nas aulas da disciplina, os estudantes elencaram três diferentes serviços e políticas públicas municipais para conhecer com mais profundidade: políticas públicas de educação para a primeira infância, políticas públicas para acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva aos serviços de saúde e políticas públicas de manejo do lixo. “Nestas últimas semanas do mês de junho, estão sendo realizadas aulas de campo, bate-papos e palestras com os servidores públicos representantes das secretarias diretamente relacionadas às demandas identificadas pelos estudantes”, detalhou a professora.

O primeiro encontro aconteceu, nesta semana, com a Secretária Municipal de Educação, Marli Gonçalves Costa.  “Lá, além das demandas previamente elencadas durante as aulas, os estudantes também puderam ter contato com todo o trabalho realizado pela Secretaria, conhecer os principais desafios da educação municipal, entender o funcionamento e gestão do serviço, bem como acessar detalhes sobre o repasse de verbas e administração do orçamento disponível para a educação municipal”.

A estudante Júlia Becker Alves avalia que a ida à campo agregou na formação do grupo. “Aguardávamos por esse momento, esta ida à campo, porque seria uma oportunidade de ver na prática, confrontar, refletir o que estudamos na teoria com a realidade do nosso município. Isso nos despertou para como nós, enquanto cidadãos, podemos ser mais atuantes e, quem sabe, contribuir para novas políticas públicas”.

O encerramento da disciplina semestral acontece com à visita a outras Secretarias, cumprindo com seu objetivo de capacitar seus alunos para a análise dos processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

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