Nos três dias de evento, compareceram aproximadamente 115 educadores, entre professores, funcionários, pedagogos e gestores escolares, das escolas de Toledo e municípios próximos. Como palestrantes, participaram integrantes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS-AD, do Centro de Referência em Assistência Social – CREAS, e da Divisão Estadual de Narcóticos – DENARC. Foram abordados temas como as ações e os efeitos das drogas, a legislação, a vulnerabilidade, o preconceito e a discriminação, o narcotráfico e a violência.
Para o palestrante Leandro Siqueira Gonçalves, que é investigador da polícia civil e tem 28 anos de experiência na área de segurança, a iniciativa de promover uma troca de experiências entre as entidades envolvidas na prevenção ao uso de drogas e os profissionais da educação é notória. “Esta iniciativa tem todo um escopo muito importante no caso de instrução e de capacitação do corpo docente. O professor sabendo identificar, até mesmo por condições físicas características, se o aluno em sala de aula está sobre efeito de entorpecentes, já vai mostrar que estamos progredindo. Isso vai incutir diretamente na atitude do professor diante deste problema”, opina o palestrante.
A avaliação da equipe de Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Toledo, que foi responsável pela organização do evento, também é positiva. “Eu acredito, a partir do depoimento dos participantes, que as palestras foram bastante motivadoras, didáticas e esclarecedoras. E vão trazer subsídios para que os professores possam atuar melhor com essa temática em sala de aula”, comentou a responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, Sandra Mara Marcelo Nogueira.
Concurso
O ciclo de palestras também teve o objetivo de motivar e subsidiar os professores do município de Toledo para a participação dos alunos no Concurso Cultural “Não Jogue Sua Vida no Lixo: Toledo tá de Boa”. O concurso irá premiar as três melhores produções estudantis nas categorias: História em Quadrinhos, para alunos das 5as e 6as séries; Carta, para alunos das 7as e 8as séries; e Artigo de Opinião, para alunos do Ensino Médio.
Parcerias
O Ciclo de Palestras e o Concurso Cultural são ações promovidas pelo Conselho Municipal Sobre Drogras – COMAD Toledo e pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, em parceria com diversas entidades e instituições: Associação Comercial e Industrial de Toledo - ACIT, Faculdade Sul Brasil - FASUL, DENARC, Câmara de Vereadores de Toledo, Secretaria Municipal de Assistência Social de Toledo e CREAS, CAPS-AD, Corpo de Bombeiros, Associação Toledana de Imprensa - ATI e Fazenda da Esperança.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Ciclo de Palestras Discute o Uso Indevido de Drogas
O auditório da Faculdade Sul Brasil – FASUL – Campus Toledo, recebeu nesta semana um ciclo de palestras voltado aos educadores da Rede Estadual de Ensino. O tema dizia respeito a um problema enfrentado por todos os setores da sociedade, incluindo as escolas: o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%