Casa de not%c3%adcias 1144x150

ECONOMIA

Inteligência artificial pode ajudar assessores financeiros a orientar novos investidores

Tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no mercado financeiro.



02/08/2023 - 17:41
Por Assessoria


Identificar as melhores oportunidades no mercado financeiro, considerando os objetivos e a tolerância aos riscos na hora de investir, pode ser desafiador para os novos investidores. Mas as habilidades humanas associadas à tecnologia pretendem facilitar esta jornada. A incorporação de Inteligência Artificial (IA) no trabalho de assessoria financeira é uma tendência.  

Diferentes iniciativas estão sendo desenvolvidas no exterior e no Brasil. Isto inclui desde a criação de ferramentas que podem ser acessadas diretamente pelo investidor, como chatbots projetados para sanar dúvidas e plataformas de ensino sobre educação financeira, até a adoção da IA em processos realizados por profissionais do mercado, como o uso de algoritmos para a análise de dados sobre fundos de investimentos.

A tecnologia tem buscado facilitar a vida de quem pretende começar a investir, mas o mercado financeiro alerta que ela é capaz de complementar e não substituir a orientação profissional. Por isso, segue a recomendação de que, para um suporte especializado, o investidor deve recorrer a um agente autônomo de investimento (AAI) que atua diretamente nas corretoras ou um consultor financeiro que trabalha por conta própria.

Uso da IA no mercado financeiro


A Bolsa de Valores (B3) anunciou o desenvolvimento de uma ferramenta de IA para auxiliar os investidores com assuntos relativos à educação financeira. O lançamento da inovação está previsto para agosto.

De acordo com as informações da B3, a ferramenta irá auxiliar no esclarecimento de dúvidas dos novos investidores. Para isso, irá reunir respostas da própria instituição, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e de profissionais da área parceiros do projeto, a fim de orientar os usuários sobre educação financeira.

O diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3, Felipe Paiva, explica que o desenvolvimento da ferramenta está atrelado ao compromisso que a instituição possui de disseminar o conhecimento sobre educação financeira e o funcionamento do mercado para a sociedade.

A ferramenta está sendo desenvolvida em parceria com a Microsoft. Após a finalização da fase de testes, ela será disponibilizada no Hub de Educação Financeira da B3.

O desenvolvimento da ferramenta com uso da IA integra um conjunto de iniciativas da Bolsa de Valores para incentivar os brasileiros a investirem. Anteriormente, foram lançados o Museu da Bolsa do Brasil (MUB3) e o site Bora Investir. No Hub de Educação Financeira da B3 estão disponíveis 90 cursos e 500 conteúdos gratuitos sobre educação financeira.

Nos Estados Unidos, o mercado financeiro já vem utilizando a IA para auxiliar os investidores.  A Finchat é uma solução responsável por filtrar os dados das companhias de capital aberto, a fim de auxiliar os investidores no acesso às informações que devem ser avaliadas antes da tomada de decisão.

Apps também ajudam na orientação 


Em abril deste ano, a especialista em finanças e fundadora da plataforma Me Poupe, Nathália Arcuri, lançou um aplicativo que utiliza dados gerados por IA para auxiliar as pessoas no aprendizado sobre investimentos.

De acordo com Arcuri, o desenvolvimento do aplicativo teve como objetivo democratizar o acesso à metodologia criada pela plataforma Me Poupe. Para ela, a IA é uma forma de simplificar o processo para que a solução alcance mais pessoas.

Outros aplicativos gratuitos têm auxiliado os interessados não só a investir, mas também a organizar a vida financeira. Um deles é o app Minhas Economias que oferece a função de sincronizar as contas bancárias e os cartões de crédito do usuário para a visualização das entradas e retiradas feitas no mês. É possível, ainda, acessar conteúdos sobre educação financeira. 

Outra opção, a versão gratuita do Mobills permite ao usuário visualizar receitas e despesas por categorias, além do acesso às calculadoras de férias, 13º salário e outras funções. O app também fornece informações educacionais.

O Organizze é mais um aplicativo que auxilia na organização das finanças. Por meio dele, é possível gerenciar contas, cartões, despesas e receitas. Também disponibiliza informações sobre educação financeira.



Sem nome %281144 x 250 px%29