Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

A partir desta segunda o PAM passa a realizar exames de raio-X eletivos

Medida tornará mais ágil atendimento a pacientes que necessitam do procedimento, que será agendado pela Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci
07/08/2023 - 15:29
Por Assessoria


O equipamento de raio-X do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes passará a realizar, a partir desta segunda-feira (7), procedimentos eletivos, isto é, que não são urgentes. O agendamento ficará a cargo da Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, que também ficará responsável por enviar as guias para as unidades de saúde, que farão o contato com os pacientes.

O diretor-geral do PAM, Julio Cesar Fabris, observa que os últimos detalhes para a mudança ser implementada estão sendo realizados a fim de haver um melhor aproveitamento tanto do raio-X instalado quanto da médica radiologista que está na equipe do PAM. “A realização de radiografias eletivas era algo que já vínhamos pleiteando há algum tempo e, graças aos esforços de vários setores da Secretaria Municipal da Saúde, isso se tornou uma realidade”, reconhece. “A partir de agora, os exames que fizermos aqui, incluindo os laudos (quando são solicitados), estará, em poucas horas, à disposição do médico solicitante que acessar o sistema integrado de diagnósticos por imagem mantido pelo município. É muito mais agilidade, dispensando em quase 100% a necessidade de impressão de exames e os deslocamentos dos pacientes”, comenta.

A princípio, o PAM terá capacidade operacional de aproximadamente 500 procedimentos eletivos por mês. “Este acréscimo não prejudicará em nada o atendimento em urgência e emergência, tanto que orientamos a Central de Especialidades a agendar os procedimentos em dias e horários em que a sala do raio-X está menos movimentada. Com o passar do tempo, poderemos avaliar se será possível aumentar o número de vagas”, observa. “Vamos absorver boa parte da demanda que antes ficava somente a cargo do Ciscopar encaminhados para clínicas credenciadas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná, que ainda realizarão alguns exames mais complexos ou aqueles que o Pronto Atendimento Municipal não conseguir absorver”, pontua.

Agendamento

A realização de radiografias em pacientes eletivos no PAM implicará na mudança de alguns protocolos de atendimento, a qual está contemplada em fluxograma elaborado pela Rede de Atenção Especializada com o claro objetivo de agilizar e aumentar a eficiência dos serviços que envolvem diagnóstico por imagem. A diretora do setor, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, explica que a novidade trará vantagens tanto para os pacientes que são atendidos pela atenção primária quanto pela atenção especializada.

O início dos serviços de Raio X no PAM trará maior comodidade aos pacientes, uma vez que, não precisarão retornar no local para buscar o resultado, que será disponibilizado no sistema integrado municipal de diagnóstico por imagens, com acesso por todos os médicos da que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito municipal. Sendo assim, após a realização do exame, o paciente já poderá procurar sua UBS para agendar seu retorno de consulta, bastando apresentar a guia do exame constando o carimbo do PAM comprovando que o mesmo já fora "REALIZADO".

Katheli observa que a medida também trará economia de recursos públicos uma vez que, estando os exames disponíveis no sistema, qualquer médico da rede que for solicitar um exame de raio-X, primeiramente poderá verificar no sistema se o procedimento já não foi realizado por outro departamento, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o PAM, evitando assim que seja novamente solicitado o mesmo exame em curto espaço de tempo, um gasto evitável que gera transtorno e perda de tempo em locomoção dos pacientes, onde muitos, apresentam justamente dificuldade para essa locomoção”, salienta a diretora.

Sem nome %281144 x 250 px%29