Além da etapa de Toledo, neste sábado, estão previstas a de Itaipulândia, no dia 10 de setembro, de Corbélia, no dia 30 de setembro, e a de Tupãssi, no dia 1º de outubro. No Teatro Municipal neste sábado, a entrada será franca.
A escolha dos representantes locais foi feita por uma comissão da Secretaria Municipal de Cultura e considerou a participação e resultados no Festival de Inverno (Festin), o maior evento local de interpretação. Foram convidados para representar o município os vencedores do Festin nas categorias especial, gospel e sertanejo. Juliano Varanis, vencedor do Festin na categoria especial, vai participar do Fermop na categoria gospel. Douglas Puhl, ganhador na categoria popular representará o município na mesma categoria e a dupla Maycon e Matheus, na categoria sertaneja.
Além dos três representantes locais estão inscritos calouros dos municípios de entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Santa Tereza do Oeste, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu. Os candidatos serão avaliados por uma comissão de cinco membros, que vai considerar a afinação da voz, ritmo, interpretação, postura e dicção. Em cada etapa serão tirados dois finalistas em cada categoria, que irão se somar aos representantes de Céu Azul, que por ser município sede da última etapa poderá indicar um representante de cada categoria, sem necessidade de pré-seleção. Na final serão 27 candidatos, sendo nove de cada categoria.
A premiação aos vencedores será em troféu e dinheiro, idêntico em todas as categorias, cabendo R$ 1.300,00 para o primeiro colocado; R$ 900,00 para o segundo e R$ 700,00 para terceiro. Os demais finalistas nas categorias gospel, popular e sertaneja receberão prêmio de participação correspondente a R$ 200,00 cada.
A secretária de Cultura, Rosângela Reche, está entusiasmada com a qualidade dos trabalhos inscritos e a participação do público. Ela espera uma presença bastante expressiva da população, prestigiando os artistas locais e também os integrantes de outros municípios.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
VI Fermop abre em Toledo neste sábado
Será aberto neste sábado (27), a partir das 20h, no Teatro Municipal de Toledo, o VI Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná (Fermop). O evento congrega municípios da região de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) nas categorias popular, sertanejo e gospel. Ao todo serão realizadas quatro eliminatórias, visando a final, em Céu Azul, no dia 8 de outubro.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



