Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Esquadrilha da Fumaça apresenta-se nesta sexta em Toledo

Os toledanos não vão tirar os olhos dos céus de Toledo nesta sexta-feira (26). Por volta das 11h devem chegar ao aeroporto Luiz Dalcanalle Filho os sete aviões que serão utilizados na apresentação, marcada para as 16h30, sobre o Parque Ecológico Diva Paim Barth. O grupo realizará um show com 55 acrobacias aéreas de alta performance, incluindo o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Ao todo são em média 100 demonstrações por ano, em municípios brasileiros e também do exterior.

25/08/2011 - 13:54


Embora o Parque Ecológico seja o melhor local para ver as demonstrações, os aviões poderão ser vistos num raio de 3,5 quilômetros. Diversas escolas estão se mobilizando para levar os estudantes até o Parque para acompanhar a apresentação. “Mesmo sendo um dia útil, não podíamos perder esta oportunidade”, comenta Onório Ussinger, que está auxiliando na organização. Segundo ele, é uma oportunidade rara e por isso um bom motivo para as pessoas encerrarem as suas atividades mais cedo neste dia para acompanhar a demonstração.
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realizou mais de 3400 demonstrações no Brasil e no exterior.
Cada piloto conta com um auxiliar. Apelidados pelos aviadores de Anjos da Guarda, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos Tucanos, usados desde 1983 para demonstrações. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves.
Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP e conta com uma agenda bastante cheia. A apresentação em Toledo foi incluída na agenda, aproveitando a vinda do grupo na região. Na última visita, em 2008, não foi possível fazer a apresentação devido ao mau tempo.
A  Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29