1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Empreendedor do Paraná ganha prêmio mundial concedido pelo Brics

Pesquisador Marlon Cunico desenvolveu uma tecnologia que permite a produção de próteses dentárias, com redução de custos, de processos manuais e de resíduos não recicláveis
18/08/2023 - 11:28
Por Assessoria


O empreendedor e pesquisador Marlon Cunico, PhD, de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conquistou a terceira colocação no Prêmio Jovem Inovador do Brics, organização de países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com a tecnologia CeramicLab, da empresa Zirconium Equipamentos Tecnológicos. O evento foi realizado no início do mês, em Gqeberha, na África do Sul. A empresa também conquistou a primeira colocação na categoria manufatura.

A tecnologia brasileira permite a produção de próteses dentárias em porcelana, cerâmica e metal, vitro-metálicas e vitro-cerâmicas, de forma inovadora, com redução de custos em 20 vezes, aumento de produção em sete vezes, redução de processos manuais em cinco vezes e de resíduos não recicláveis em 98%. O trabalho, fruto de mais de seis anos de pesquisa, é patenteado.

A Zirconium Equipamentos Tecnológicos integrou o Programa Top 10 do Sebrae/PR, que identifica startups promissoras no Paraná.  

“Por meio do Programa fizemos algumas adequações e análises de comportamento e conseguimos acelerar o negócio com suporte técnico disponibilizado. Participamos do Prêmio após incentivo do Sebrae”, comemora Marlon Cunico, CEO da Zirconium.

Segundo ele, o planejamento, para daqui cinco anos, é disponibilizar tecnologia ao Sistema Único de Saúde (SUS), universidades, centros de pesquisa, laboratórios e consultórios, além do lançamento de mais sete produtos para dar suporte à indústria de transformação, como automotiva e aeroespacial.

“Após a premiação, temos a certeza que estamos no caminho certo e que o produto proporciona impacto social, ambiental e econômico. Nossos próximos passos consistem no atendimento de expectativas de nossos clientes diretos, que são os laboratórios e dentistas, e indiretos, que são os pacientes, de forma a melhorar a qualidade de vida e aumentar a acessibilidade às comunidades mais carentes”, comenta o empresário.

Além da Zirconium Equipamentos Tecnológicos, no Brasil, Cunico também é líder da Zirclab Medical Devices no Reino Unido. Possui dois pós-doutorados em Engenharia, é doutor em Engenharia Mecânica pela USP (2013), tem mestrado em Engenharia Mecânica (2009), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006).

Para o consultor do Sebrae/PR, Iury Carvalho, a conquista da terceira colocação no Prêmio Jovem Inovador do Brics é resultado do perfil inovador da empresa e das características empreendedoras de Cunico.

“A tecnologia desenvolvida por ele possibilita popularizar o acesso à saúde bucal, além de ser algo inovador e que não ficará concentrada apenas no Brasil, mas será internacionalizada. É um empreendedor e pesquisador que busca conhecimento e que sempre está por dentro das tendências de mercado. Tudo isso faz o negócio prosperar e dar resultados satisfatórios”, comenta o consultor.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

Sem nome %281144 x 250 px%29