1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Assistência Social realiza encontro sobre o BPC

Será realizado na tarde de sexta-feira (26), o primeiro Encontro do Benefício de Prestação de Continuada (BPC) da Assistência Social. O encontro tem por objetivo apresentar os resultados do primeiro ano do programa, além de promover a discussão sobre o direito da criança e adolescente deficiente físico, fomentando o conhecimento dos participantes sobre as formas de acessibilidade e se existem barreiras de acesso à educação para estas crianças e adolescentes.

25/08/2011 - 13:55


Foram convidados para a ocasião diretores dos colégios estaduais de Toledo, representantes das escolas municipais, trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social e de Referência Especializada (CRAS e CREAS) e representante de entidades sociais do município.
O BPC é um Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, adquirido através do programa de Política Nacional de Assistência Social (PNAS), do governo federal. Ele beneficia com um salário mínimo – hoje no valor de R$ 545 - crianças e adolescentes com deficiência física e idosos acima de 65 anos, incapacitadas para vida independente, como explica uma das integrantes do comitê do BPC na escola, Raquel Cassol da Silva. “O benefício é destinado às pessoas que não terão possibilidades ou condições de trabalhar ou construir uma vida profissional, para viver de forma independente, e que comprovem não possuir meios para própria manutenção. O BPC na escola visa eliminar as barreiras de acessibilidade e qualquer problema que impeça os jovens deficientes ao direto da educação”. Outro critério do programa é de que os beneficiários devem ter renda per capita de no máximo R$ 136.25. Atualmente, em Toledo, 154 pessoas são beneficiadas pelo programa.
Conforme uma das organizadoras do Encontro, Fernanda Pape, esta discussão é necessária entre as políticas de Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e Saúde, por meio de ações que promovam o acesso à permanência na escola e sociedade de pessoas com deficiências, principalmente as já beneficiadas no programa, pois é a partir desta ideia que se difundiu o primeiro encontro discutindo o “Acesso a Direitos às Pessoas com Deficiência”.  O evento será realizado na tarde de sexta-feira, a partir das 13h30, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro. Foram convidados para palestrar Maria Filomena Cardoso André, da Assessoria de Políticas Públicas e de Inclusão social da Pessoa com Deficiência (APPIS), de Cascavel, e o assistente social do INSS, Nilton Batista Leite, da agência de Toledo.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29