1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Queijaria Flor da Terra, do Biopark, lança seu queijo mais romântico

Famoso por seu formato de coração, o Neufchatel é o mais novo queijo fino da queijaria Flor da Terra
18/08/2023 - 11:38
Por Assessoria


A Queijaria Flor da Terra colocou todo o amor no lançamento do seu mais novo queijo em formato de coração: o Neufchatel – um queijo de origem francesa e considerado o mais antigo produzido na região da Normandia, ao norte da França. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (11).  

A ligação entre o queijo e o amor se une à história. Mais especificamente durante a Guerra dos Cem Anos, conflito entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1337 e 1453. Segundo a lenda, garotas de fazendas francesas se apaixonavam por soldados ingleses e, por isso, começaram a fazer queijos em forma de coração para demonstrar seu amor. “A partir disso, pensamos a concepção do Neufchatel Flor da Terra como um queijo que transmita o amor que o Biopark conduz o projeto de queijos finos e uma forma carinhosa de presentear pessoas estimadas”, relata o supervisor e responsável técnico da Queijaria Flor da Terra, Henrique Herbert.   

O queijo segue um rigoroso processo de fabricação, produzido a partir de leite de vaca, criadas a pasto. “A massa obtida é moldada em formato de coração, para então ser levada para as câmaras de maturação durante um período mínimo de 10 dias, até desenvolver sua característica casca branca de aspecto ligeiramente fofo”, explica. 

O novo lançamento se junta a família Flor da Terra logo após o recém-lançado, e já premiado, Tomme Vaudoise, que obteve medalha de ouro no VI Prêmio Queijo Brasil, no mês de julho, logo em seu primeiro lote produzido. “Costumamos dizer que o Tomme Vaudoise saiu do berço já premiado. Isso só reforça a qualidade das pesquisas realizadas pelo Biopark, que tem como propósito prezar pela excelência no que se é produzido”, diz o supervisor.  

Para difundir o trabalho da cultura queijeira, tanto no Ecossistema quanto na Região Oeste, a Queijar Flor da Terra realiza uma verdadeira imersão no mundo dos queijos, no qual os visitantes podem acompanhar todo o processo produtivo. “É uma visita guiada em que abordamos toda a cadeia de processos que impacta na qualidade dos nossos queijos. O caminho trilhado do laboratório de pesquisa ao campo, passando pela nossa queijaria até chegar à mesa de nossos consumidores. Toda essa experiência imersiva termina em uma deliciosa degustação dos nossos deliciosos queijos finos”, conclui Henrique.  

Sobre o Neufchatel 

Famoso por sua forma de coração, o Neufchatel é um queijo de pasta mole e casca florida. Quando jovem, o queijo caracteriza-se por um equilíbrio muito fresco ao paladar a partir aromas de leite fresco. Ao prolongar a maturação, a textura evoluirá e ficará fundente. A frescura desaparecerá e dará lugar a aromas mais pronunciados ao animal, oferecendo diferentes sabores aos seus apreciadores. 




Sem nome %281144 x 250 px%29