1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Inspeções na carceragem da 20ª SDP podem estar sendo falhas, afirma Promotor

Devido a várias denúncias de que ligações telefônicas estariam sendo feitas do interior do cadeião, os Promotores de Justiça Giovani Ferri, José Roberto Moreira e Ildemar Moreira da Cruz e Juiza da 2ª Vara Criminal de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal acompanhados pelos policiais militares da Rotam do 19º Batalhão da Polícia Militar realizaram, nesta quarta-feira (24), uma das maiores apreensões de produtos irregulares no interior do “cadeião” da 20ª SDP de Toledo. Os promotores ficaram surpreendidos com o elevado número de telefones celulares encontrados naquele local.

25/08/2011 - 17:40


Durante as buscas foram encontrados: 38 aparelhos de telefones celulares; 160 gramas de maconha; pequena quantia de crack; 490 pacotes de cigarros; 20 litros de pinga; 20 carregadores de celulares; 50 "estoques" (armas artesanais tipo facas fabricadas pelos presos) e 20 facas.

O promotor Giovani Ferri afirmou o resultado deste pente fino demonstra que as inspeções na carceragem podem estar sendo falhas, tanto durante as visitações, como na entrada de roupas ou alimentos. “A solução a curto ou médio prazo seria a desativação da carceragem e a construção do presídio. O problema é Secretaria de Estado de Segurança ainda não sinalizou sobre a construção, ou seja, nada está definido com a questão da penitenciária. Existem algumas áreas predispostas, mas dependemos do aval do Estado. Enquanto não desativarmos a carceragem este problema não vai acabar”.

Ferri salientou que se for preciso, os Promotores e a Juíza vão realizar inspeções rotineiras para evitar esta situação. “É inaceitável a entrada de 38 aparelhos celulares para os presos. A questão não é manter o controle, pois o celular pode ser uma arma usada por presos para praticar crimes, tráficos, intimidar testemunhas ou vítimas. Não podemos permitir isso e cobramos do delegado chefe”.

A reportagem procurou o delegado-chefe para comentar a operação, mas não o encontrou.

 

 

Da redação

Sem nome %281144 x 250 px%29