Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Alfabetização: Imagens, relatos e teatro marcam Dia de Aula

A Coordenação do Programa Paraná Alfabetizado no Núcleo Regional de Educação de Toledo visitou na tarde de ontem (25), a turma de alfabetização que funciona nas dependências do CERTI - Centro de Revitalização da Terceira Idade, no Jardim Coopagro, em Toledo. Foi um momento de integração, onde os alunos trocaram opiniões sobre o livro “Poesia da Imagem, Poesia da Palavra”, apresentaram à Coordenadora do PPA um teatro sobre a mobilização do Programa e comemoraram o aniversário de uma das colegas.

26/08/2011 - 11:47


Os alunos da alfabetizadora Inês Mortari relembraram momentos da infância ao folhear o livro de fotografias, lançado pela Secretaria de Estado da Educação neste ano, e distribuído gratuitamente entre as turmas de alfabetização. Todos os alfabetizandos escolheram uma foto com a qual se identificava e relataram uma situação vivenciada compartilhando com a turma toda. Foi um momento emocionante, que demonstrou a dualidade entre a saudade daquela época e as conquistas do presente.
Para Maria Aparecida Nunes (68 anos) a foto escolhida foi a fornada de pães. “Assei muito pão na folha de bananeira em forno de barro. Continuo fazendo pães, mas agora asso na forma no forno elétrico. O pão daquela época era mais gostoso, mais saboroso, só que dava mais trabalho”, relatou a aluna.
Já a alfabetizanda Josefa Bezerra (69 anos) relembra onde a família morava no estado de São Paulo. “Foram 6 anos morando em casa feita de chibanca de coqueiro com cobertura de sapé”, relembrou Josefa.
A Turma aproveitou a visita da Coordenadora do PPA, Luciléia Sonni Albarello, para apresentar um teatro sobre a mobilização feita pelos alfabetizadores e pelos próprios alfabetizandos para formar novas turmas. “O teatro registrou exatamente o que o PPA almeja, o trabalho de “formiguinha” desde o convite, os primeiros contatos e depois a rotina da turma nas atividades. Foi lindo, são artistas, estão de parabéns”, avalia Luciléia.

Aniversário
Aproveitando o momento, a turma se reuniu para comemorar o aniversário da alfabetizanda Neci Bravo, que completava 78 anos. Ela, que é mãe de 05 filhos, se emocionou e disse “Na infância estudei apenas 9 meses, o sonho de estudar foi interrompido por questões políticas da época, aprendi assinar o nome e escrever números até 1000, hoje me sinto realizada no Paraná Alfabetizado, adoro vir aqui estudar com a professora Inês. Nunca vou esquecer esta festa, queria comemorar meu aniversário com meus novos amigos”.


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29