Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Equipe de danças urbanas vai representar Toledo em competição no México

Mais uma vez o Hip Hop é destaque em Toledo com a participação da equipe de dança da 5E no Universal Dance.

18/09/2023 - 11:46
Por Assessoria


Oito dançarinos de Toledo seguem em viagem para o México na próxima semana para participar da competição internacional Universal Dance World Championship. E equipe da Cia de Dança 5ª Essência segue para a competição, que acontece nos dias 22 e 24 de setembro na cidade de Cancun no México, através do projeto Danças Urbanas: Um Intercâmbio Cultural, que é realizado pela Associação de Hip Hop e Fórum de Dança com patrocínio da Itaipu Binacional e demais parceiros locais.

O projeto Danças Urbanas está em sua segunda edição e seu objetivo esse ano é aumentar o nível técnico e artístico dos alunos e dançarinos atendidos gratuitamente pela Associação. O Universal Dance tem três etapas: Brasil, Argentina e México. O grupo já participou da etapa Brasil no início do ano, voltando vencedor em diversas categorias. A meta, após retornar do México, é seguir para a etapa Sulamericana que acontece na Argentina em novembro. Para isso, além dos apoios e patrocínio, estão com ações diversas para arrecadar fundos, como a campanha solidária online: https://apoia.se/dancasurbanas2023

É a segunda vez que a equipe da 5E participa da etapa mundial do campeonato que acontece no México, a primeira participação foi em 2021 e os dançarinos da 5E voltaram campeões, junto a dupla Tolebreakers. "Esses feitos e participações mostram como o Hip Hop e Breaking de Toledo vem se destacando ano a ano e merece todo reconhecimento e apoio” destaca Mariana Gouveia, assessora de projetos da Associação de Hip Hop. No âmbito geral de etapas do campeonato Universal Dance, a Cia participa desde 2015 e sempre trouxe títulos para Toledo, mas nos últimos dois anos tiveram destaque nas participações. Em 2022 somaram mais de 10 premiações e 5 destaques entre as apresentações solo, dupla, trio e equipe, nas etapas Brasil e Argentina. “Eles se esforçam muito, com treinos semanais, muita dedicação e empenho técnico dos professores e coreógrafos. Desde que a Associação e a Cia de Dança passaram a ter mais apoio local e financeiro, o nível nas competições subiu muito e os resultados só aumentam.” - Explica Maria Ramos, presidente da Associação e mãe de um dos dançarinos do projeto.

Além do protagonismo no campeonato, a Cia 5ª Essência e a Associação de Hip Hop, que é pioneira na região e foi fundada em 2016, têm uma função social importante no município com aulas gratuitas de hip hop, breaking e formação de dançarinos de base para seguirem para competições. Fernanda Fetter, professora e coreógrafa, foi convidada a ser embaixadora do Universal Dance no Brasil, pelas excelentes campanhas que desempenha com seu grupo. “Para nós é sempre um desafio e uma oportunidade de aprendizado e troca, além disso, esse movimento inspira os alunos e dançarinos a seguirem nas artes, a exemplo disso temos nosso ex aluno Felipe Soares que participou da edição passada e hoje está estudando dança na Federal do Rio Grande do Sul” - completa Fetter.
Sem nome %281144 x 250 px%29