“Recentemente, uma aluna minha do bairro Santa Clara IV comprou um carro com o dinheiro que ela tira fazendo pintura em tecido”, relatou Albertina Domingos, professora das regiões abrangidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASS). “É possível viver da arte, podendo trabalhar a qualquer hora e sem um patrão. Qualquer um pode aprender, isso é possível desde que exista dedicação e amor das pessoas”.
As professoras presentes ao encontro com o prefeito relataram o efeito terapêutico que o artesanato tem na existência de quem realiza a oficina. “Muda radicalmente a vida delas”, afirma Stefânia Wronsky, que dá aulas no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) da Coopagro. “Muitos deixam de tomar os remédios e calmantes, depois que passam a fazer o artesanato. Na última oficina, pedi que as alunas fizessem depoimentos sobre o que havia mudado e elas contam que se sentem melhor quanto à autoestima, à criatividade, à coordenação motora etc”.
Professora do Certi da Vila Pioneiro, Cleunice Dumke pontua que elas também aprendem com as alunas. “Existe uma troca de experiências. Quando elas viajam, por exemplo, voltam com várias ideias e nos apresentam. Há poucos homens nas oficinas, mas eles também curiosidade e se interessariam mais por trabalhos com madeira e pintura”, acredita Dumke. O prefeito agradeceu a visita e parabenizou às professoras pelo trabalho, afirmando que continuará a apoiar as oficinas com a compra das matérias primas necessárias para o trabalho.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Professoras de artesanato visitam prefeito
Bijuterias, panos de prato, toalhas, chinelos e outras pequenas obras de arte coloriram a mesa do gabinete do prefeito, José Carlos Schiavinato, nesta última quinta (25) à tarde. A produção é uma pequena mostra da produção realizada pelas oficinas de artesanato da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além de gerar renda, a atividade funciona como terapia ocupacional contra a depressão e solidão.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5Isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo pode ser solicitada até 30 de maio
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%