1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Educação convoca pais que querem matricular seus filhos em 2024 na rede pública

É obrigatório o Recenseamento de todas as crianças em idade escolar que tenham nascido até 31 de março de 2020. É possível preenchimento online
28/09/2023 - 17:19
Por Assessoria


A Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) está empenhada em assegurar que todas as crianças em idade escolar tenham acesso à educação de qualidade no ano letivo de 2024. Nesse sentido, foi publicada a Instrução Normativa n° 09/2023-SMED, que estabelece procedimentos essenciais para o Recenseamento Escolar das crianças que não estão atualmente matriculadas na rede pública e que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino de Toledo.

Para entender o documento, sua importância e a finalidade do Recenseamento segue alguns esclarecimentos:

Recenseamento é obrigatório - Todas as crianças nascidas até 31 de março de 2020, que não possuem matrícula na rede municipal em 2023 e têm o interesse de se matricular na rede municipal para o ano letivo de 2024, devem ser recenseadas.

Planejamento e garantia de vagas - O Recenseamento Escolar tem um propósito crucial: planejar e garantir vagas para atender à demanda escolar do município. É fundamental ressaltar que o recenseamento não configura matrícula e não assegura a escola ou turno de preferência.

Período de Recenseamento - Os pais ou responsáveis têm um período específico para realizar o recenseamento, tem início nesta quinta-feira, 28 de setembro, e segue até o dia 13 de outubro de 2023.

Formas de Realização - O Recenseamento pode ser efetuado pelos pais ou por qualquer pessoa maior de idade que represente a família. Um formulário online está disponível clicando neste link

Além disso, é possível realizar o recenseamento em qualquer uma das Escolas Municipais de Toledo.

Documentação Necessária - Para efetuar o recenseamento na escola, os seguintes documentos originais são requeridos:

  • Da criança: Certidão de nascimento;
  • Dos pais ou responsáveis: comprovante de endereço e números de  telefone para contato;
  • Crianças nos CMEIs: Mesmo as crianças que frequentam centros municipais de educação infantil (CMEIs) ou estão em lista de espera devem ser recenseadas, já que não terão renovação automática de matrícula, uma vez que se trata de estabelecimento diferente.
     
A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, destaca a relevância do Recenseamento Escolar como um passo fundamental para garantir que todas as crianças em idade escolar tenham acesso igualitário à educação em Toledo. “A Smed se coloca à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas e fornecer assistência durante esse processo crucial”, frisa Marli.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal da Educação de Toledo por meio dos números (45) 3196-3500 / 3196-3501.

Sem nome %281144 x 250 px%29