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EDUCAÇÃO

Sexta edição da Mostra “Tribos e Nações” aborda a sustentabilidade

O Colégio Estadual Jardim Porto Alegre realizou, nesta semana, a 6ª edição da mostra Tribos e Nações. O tema deste ano foi sustentabilidade. Participaram os alunos dos três anos do Ensino Médio, cada grupo de alunos pesquisou um determinado país, trazendo informações relacionadas à economia, geografia, arte, cultura e principalmente os esforços e medidas adotadas pelas nações em prol do desenvolvimento sustentável.

27/08/2011 - 13:39


“Isso envolve toda uma pesquisa, nas mais diversas disciplinas, para demonstrar os vários aspectos de cada país”, comenta o diretor Rubens Bragagnolo. Ainda de acordo com o diretor este é um evento que já está consolidado no calendário do Colégio, e a cada edição os alunos se aprimoram mais. “Os alunos tem participado com muita dedicação, e isso se percebe principalmente na fala deles, no entusiasmo em repassar as informações aos visitantes”, completa.

Exposição
Na mostra foram montados 20 stands, trazendo informações sobre 13 países, espaços alternativos também foram pensados, como o Jardim Literário e o Palco principal, no qual os alunos apresentaram música, dança e teatro. No stand sobre a França, por exemplo, o grupo de alunos deu destaque a moda, e aos conceitos de roupa ecologicamente correta. Croquis, máquinas antigas e tecidos fizeram parte da decoração. Já os alunos do segundo ano montaram um stand todo decorado com objetos reciclados, ideias bonitas e de qualidade que podem ser feitas em casa com facilidade por qualquer pessoa: um mural de fotos feito com aro de bicicleta, pufs de garrafa pet revestidos em corino, um pallet e almofadas compondo um descanso para o jardim.

Conscientização
Como um dos coordenadores da mostra, o professor de arte Flávio Henrique dos Santos explica que a escolha do tema teve relação com as preocupações da sociedade contemporânea. “A gente vê muito na mídia essa discussão sobre rever conceitos, a questão do consumo e como os indivíduos podem contribuir com o consumo consciente. Então os alunos podem descobrir o que cada país está efetivamente fazendo com relação a isso. E esse é o momento em que eles estão repassando aos colegas o que esses países estão propondo. Aliado a isso, a linguagem artística, a questão cultural, que está exposta também na mostra”, disse. Para o professor, o objetivo é que a discussão não pare na exposição e sim gere frutos em uma postura mais consciente no cotidiano dos alunos.


Da Assessoria

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