1144x150 %284%29

COOPERATIVISMO

Sicredi projeta crescimento de 17% em número de associados PJ

Instituição financeira cooperativa tem mais de um milhão de empresas associadas, sendo a maior parte da base formada por micro e pequenas empresas
24/10/2023 - 17:31
Por Assessoria


O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, prevê aumentar sua base de associados pessoas jurídicas (PJ) em 17% no ano de 2023. Dos mais um milhão associados PJ, 74% são micro e pequenas empresas; 22% microempreendedores individuais (MEI) e 4% médias e grandes. A representatividade entre os menores é tão expressiva que, das mais de 1,1 milhão de pequenas empresas no Brasil, 25% são associadas atualmente à instituição. 
 
O aumento segue a tendência apontada pelo Banco Central (BC), o qual indicou que os associados (PF e PJ) às cooperativas de crédito já somavam 15,6 milhões em dezembro de 2022, sendo o ritmo de crescimento de associados Pessoas Jurídicas superior ao aumento de Pessoas Físicas. Ainda conforme o BC, as empresas já correspondem a aproximadamente 15% do total da base de associados às cooperativas de crédito no Brasil. No Sicredi, atualmente os associados PJ representam 14,4% da base. 
 
Acesso a linhas de crédito para manutenção e expansão dos negócios com taxas mais atrativas e adequadas à realidade, consultoria financeira e isenções são alguns diferenciais da instituição financeira cooperativa. Mas, conforme um levantamento realizado com as empresas, o relacionamento com o gerente, bem como a relação de confiança, são os pontos mais valorizados por esse público. 
 
“O Sicredi é visto como uma instituição financeira confiável, que se preocupa em oferecer soluções voltadas às necessidades de seus associados, mantendo um relacionamento próximo e sem deixar de ofertar a comodidade do digital. Nosso alcance em cidades menores, combinado com um atendimento personalizado e taxas competitivas, demonstra nossa dedicação em impulsionar o crescimento econômico local", afirma Felipe Sessin, superintendente de Pessoa Jurídica do Sicredi. 
 
Para dar suporte às empresas, são mais de 300 soluções financeiras e não financeiras, entre elas soluções de Fluxo de Caixa (aceitação, cobrança, folha de pagamento, gestão de pagamentos e gestão financeira), crédito, investimentos, cartão empresarial, câmbio, consórcios, seguros, entre outros. Além disso, recentemente o Sicredi lançou o Organizador PJ, uma solução inovadora que possibilita, com o uso da inteligência artificial, a conciliação, organização e categorização de informações multi bancos, através do consentimento do Open Finance.  
 
Carteira de crédito
No mês de julho, o saldo da carteira de crédito para PJ superou a marca R$ 62 bilhões, sendo que 38% deste montante está concentrado em empresas de micro e pequeno portes. A carteira de crédito PJ representa 35% da carteira de crédito total da instituição financeira cooperativa. 
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
 
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 
Sem nome %281144 x 250 px%29