1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Secretário de Estado destaca vanguarda toledana no uso de tecnologias na educação

Com a expectativa de receber mais de 1.500 pessoas, começou na quinta-feira (26), a quarta edição do PIGDATA, evento com foco em experiências, tecnologia e inovação
28/10/2023 - 20:13
Por Assessoria


Aproximadamente 15 entidades montaram seus estandes no Centro de Eventos Ismael Sperafico para recepcionar, durante os quatro dias de programação, estudantes das redes municipal e estadual, acadêmicos e a comunidade de Toledo e região. A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti e o secretário estadual de Educação Roni Miranda. 

Em visita aos espaços de exposição, Roni Miranda, se mostrou bastante encantado ao ver o espaço da rede municipal de ensino e com o que gestão tem proporcionado em relação ao uso das novas tecnologias, em especial as aplicadas à educação, e a inclusão. Sobre o que Toledo tem feito em relação a esta temática, o representante do Governo do Paraná, disse que o município assume uma posição de vanguarda. “Disse isso ao prefeito Beto [Lunitti], ao vice Ademar  [Dorfschmidt] e à secretária Marli [Gonçalves Costa]. Faz todo o sentido usar as tecnologias em favor da aprendizagem”.

Miranda acrescentou que quem ganha com as inovações na educação são os estudantes. “Principalmente os que estão nas escolas públicas. A gente tem que ter esse zero para com a educação pública. Na rede particular tem e na pública também precisa ter. Toledo demonstra que é possível e o que a administração municipal faz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, merece ser reconhecido e parabenizado”, destacou.

Por sua vez, Lunitti destacou os investimentos em tecnologias educacionais, bem como a qualificação dos profissionais da educação e a promoção de eventos como o PIGDATA. “Toledo vem atuando fortemente nos últimos tempos neste tema. Por meio do Aluno Conectado, estamos criando uma geração inovadora e tecnológica. A gente tem aplicado muito bem essas energias no setor público e o setor privado tem avançado bastante”. Sobre o PIGDATA, Lunitti afirmou que ele demonstra a pujança que o setor de inovação e tecnologia apresenta. 

PIGDATA - No evento, os visitantes podem conferir de perto experiências tecnológicas como óculos de realidade virtual e realidade aumentada, exposição de robótica, robôs de agricultura, impressoras 3D’s, apresentação de startups, exposição sobre inteligência artificial, batalha de robôs, desafios gamers, entre outras.

Além disso, o encontro traz conteúdos relacionados ao setor por meio de mini palestras, uma delas realizada durante a abertura, na noite de quinta-feira (26), ministrada pelo secretário de Educação do Estado do Paraná, Roni Miranda.  

No sábado (28), às 9h30, acontece a “Batalha de Robôs - Coliseu”. A competição de robótica, organizada pela Associação de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia Hefestus, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), trará competidores de todo o país para mostrar suas habilidades, criatividade e potencial no mundo da robótica.

Dentro do Coliseu, os espectadores poderão ter acesso a uma variedade de modalidades, entre elas, o Combate entre robôs, que inclui as categorias Antweight, Beetleweight e Fairyweight, onde o principal objetivo é que os robôs se enfrentam em um campo de batalha, até restar apenas um funcionando. Entre as demais modalidades, estão o Seguidor de Trilha, Sumô, Trekking, entre outras. As competições seguem no domingo (29) das 9h às 13h.

Sem nome %281144 x 250 px%29