1144x150 %284%29

DESENVOLVIMENTO

Consolidado, Programa Oeste em Desenvolvimento completa dez anos e anuncia novo tempo

O evento reuniu líderes, convidados, pesquisadores, conselhos de desenvolvimento, câmaras técnicas e representantes políticos que participam da história de luta e atuação do POD

29/10/2023 - 17:35
Por Assessoria


O Fórum Comemorativo foi realizado no auditório da prefeitura de Medianeira (27). O evento reuniu líderes, colaboradores históricos do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), além de parceiros e homenageados. Os presentes acompanharam a apresentação das Câmaras Técnicas que apresentaram seus resultados e metas. Muitos convênios foram assinados e renovados para garantir a ampliação de abrangência do POD.

Na abertura, o presidente do POD, Rainer Zielasko, agradeceu o trabalho de todos que ajudaram na construção do Programa e ressaltou que foi heroico o esforço. “Foi a união de forças e conhecimento, mas principalmente a consciência de que nossa missão era unificar o discurso e transformar em realidade o sonho de ter uma Região produtiva, organizada e planejada para o futuro. O futuro que sonhamos é hoje e os resultados já são reconhecidos e servem de inspiração. Atingimos o objetivo e reunimos forças e capacidade de ir muito além”, declarou o presidente.

Zielasko lembrou das conquistas e pediu unidade e anunciou um novo tempo. “Junto a nova identidade visual do POD, lançamos hoje um novo tempo que será marcado pela inovação e pela nossa essência que sempre nos leva a lutar pelo bem comum da nossa Região Oeste.

O deputado estadual Marcel Micheletto foi homenageado pela sua contribuição histórica ao Programa. “Eu sou o representante que ouve o Programa Oeste em Desenvolvimento. Tenho orgulho em dizer que meu mandato é pautado pelo POD e suas bandeiras são pilares fortes e cheios de argumentos para minhas defesas e lutas. Eu sou um soldado em defesa das causas do Oeste”, reafirmou o deputado.

O deputado federal Dilceu Sperafico também prestigiou o evento e foi enfático em declarar seu total apoio ao POD. “Recentemente eu recebi o Programa Oeste em Desenvolvimento em Brasília com uma pauta intensa e de extrema importância para a Região Oeste. O progresso desse território está ligado ao empenho e articulação deste movimento que tanto orgulho nos causa”, declarou o deputado.

O recém-eleito presidente da FIEP, Edson Vasconcelos, esteve presente no evento e reforçou seu apoio e empenho pelas lutas regionais. O diretor geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, parabenizou o programa e destacou o protagonismo do setor produtivo e de todos os seus parceiros. Além destes, o evento contou com a presença do presidente da Amop, Beto Lunitti, presidente da Caciopar, Lucas Ghellere, o gerente regional do Sebrae Oeste, Augusto Stein, do representante da Ocepar, Nelson Costa, representando a FAEP, o deputado Fernando Moraes e outras autoridades.

FUNDAÇÃO ARACÁURIA- O professor Douglas Roesler, coordenador do Convênio Napi Oeste apresentou os resultados do convênio que aproximou pesquisadores e universidades do Programa Oeste em Desenvolvimento. O gerente de projetos de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Nilceu Deitos, recebeu o relatório e sinalizou a segunda fase do projeto que terá uma dimensão muito maior que a primeira. Um reforço importante para a pesquisa de soluções e desenvolvimento.

UTILIDADE PÚBLICA – O Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e o presidente da Câmara, Alécio Espínola foram homenageados pela conquista de Utilidade Pública do POD. O vice-presidente do POD, Alci Rotta Júnior, Jurandir Ricardo Parzianello Junior, Augusto Stein e a diretora executiva do POD, Lara Beatrice Biezus também foram reconhecidos pelo sucesso da tramitação do projeto. Os Conselhos de Desenvolvimento da Região foram recebidos oficialmente no Conselho de Administração (CONSAD), do Programa Oeste em Desenvolvimento.

PIONEIRISMO – O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, foi o primeiro prefeito que aprovou apoio financeiro ao POD. “Toledo tomou a decisão certa e incentiva que outras cidades também apoiem quem nunca mediu esforços em vencer os desafios e proporcionar desenvolvimento para nossa Região Oeste”, destacou.

HOMENAGEM – Durante a realização do Fórum, os primeiros presidentes do Programa Oeste em Desenvolvimento Mario Constenaro e Danilo Vendruscolo e Rainer Zielasko foram homenageados juntamente com suas respectivas diretorias. As instituições e pessoas que assinaram a ata de fundação do Programa Oeste em Desenvolvimento também receberam honrarias.

Sem nome %281144 x 250 px%29