1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Biopark sedia curso imersivo com os melhores produtores de queijos do Paraná

Entre os dias 24 e 26 de outubro, os participantes puderam aperfeiçoar suas técnicas queijeiras 
31/10/2023 - 14:14
Por Assessoria


O Projeto de Queijos Finos é, sem dúvidas, o mais gostoso do Biopark. Afinal, é um universo com uma gama de aromas, sabores e origens que podem ser explorados por amantes e produtores de queijo, desde os suaves e cremosos até os intensos e complexos. Tendo este cenário como pano de fundo, na semana passada o Parque sediou um curso imersivo de aperfeiçoamento de técnicas queijeiras, entre os dias 24 e 26 de outubro.
  
Organizado pelo Sistema FAEP e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), a capacitação é fruto ainda do prêmio Queijos do Paraná – realizada em junho deste ano, em Curitiba – com o intuito de aprimorar ainda mais a produção queijeira dos medalhistas da categoria ouro, que reconheceu os dez melhores queijos do Estado.  

Na ocasião, o treinamento foi ministrado pelo sócio fundador e mestre queijeiro da Escola de Queijos Vermont, Juliano Mendes. “O apoio e a estrutura do Biopark foram fantásticos para a realização da imersão. A intenção foi trazer conhecimento científico e técnico para os produtores que fazem um trabalho magnífico na produção artesanal de queijo e mostrar que as pessoas podem e devem caminhar juntas”, afirma.  

Ao longo do curso, os participantes puderam aprender desde os conceitos básicos sobre o que é queijo, suas famílias, o passo a passo para a sua produção, além de culturas láticas, formas de higienização e a seleção de ingredientes para criar receitas com queijos brancos, de massa macia, semiduros e duros. O produtor Leomar Martins foi um dos participantes do curso. “Fiquei muito feliz em participar deste projeto. Foi um passo importante para o produtor tirar suas dúvidas, além de aprender sobre aplicação de tecnologia acessível e fácil compreensão. Saí com uma grande bagagem de conhecimento”, realça. 

E para fechar com chave de ouro, na quinta-feira (26) os participantes colocaram a mão na massa, com a produção de um queijo macio de mofo branco na Queijaria Flor da Terra. “Foi uma excelente oportunidade para difundir o trabalho realizado pelo Biopark e reforçar a necessidade de unir conhecimento e tecnologia aos produtores de queijo do nosso estado, fortalecendo o objetivo de tornar o Paraná reconhecido no cenário nacional de produção de queijos”, comenta o supervisor e responsável Técnico da Queijaria Flor da Terra, Henrique Herbert.  

Participantes 

Além da Queijaria Flor da Terra, os demais medalhistas da categoria Ouro do Prêmio Queijos do Paraná participaram do curso, sendo eles: a Queijaria Deleite, Tia Nena Produtos Coloniais, Laticinios Vida Ativa e Alto Alegre, Sítio Aliança, Queijaria Vila Velha, Produtos Angelita, Serra dos Macacos, Mozzarellart, Cooperativa Witmarsun, Frimesa, Produtos Elis.  



Sem nome %281144 x 250 px%29