Casa de not%c3%adcias 1144x150

TOLEDO

Confira o abre-fecha de órgãos municipais de Toledo no feriadão de Finados

Repartições vinculadas à Prefeitura fecham nesta quinta-feira (2) e retomam atendimento normal na segunda (6); serviços essenciais mantêm funcionamento
31/10/2023 - 20:58
Por Assessoria


A exemplo do que houve nos feriados prolongados anteriores, no de Finados, a maioria das repartições públicas municipais não abrirão as portas nesta quinta-feira (2) e ficarão em ponto facultativo na sexta-feira (3), retomando o atendimento normal na segunda-feira (6). Além do Paço Municipal Alcides Donin, estarão fechadas também as unidades básicas de saúde, a Central de Especialidades Oswaldo Luiz Ricci, a Biblioteca Pública Municipal e os restaurantes populares. 

À exceção de quinta-feira, o Aquário Municipal Romolo Martinelli terá atendimento normal, conforme seus horários normais de visita: das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h. Os serviços essenciais, como saúde e segurança, seguem conforme escalas. 

Permanecerão abertos a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker) e o Pronto Atendimento Municipal Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Ainda na saúde, a Farmácia Comunitária da Vila Pioneiro vai atender das 7h às 12h e das 13h às 18h15. A Guarda Municipal manterá os serviços ostensivos e poderá ser acionada pelo telefone 153 em situações emergenciais.

A coleta de lixo orgânico também não será realizada no feriado, sendo que o atendimento que ocorreria neste dia será remanejado para sábado (4). Nas demais regiões da cidade o calendário será mantido. 

O recolhimento dos recicláveis depositados nos “amarelinhos” será realizado somente na sexta-feira (3). Nas outras modalidades de coleta seletiva, o serviço só será retomado na segunda-feira (6).

Finados – Após um conjunto de benfeitorias (recolhimento de entulho, limpeza geral de calçadas, manutenções pontuais em elétrica e hidráulica, roçada e pintura de meios-fios, bicas d'água, cruzeiro, muros e demais dependências), os cemitérios Cristo Rei e Jardim da Saudade estarão prontos para receber, com conforto e segurança, milhares de pessoas que aproveitarão a data para visitar seus entes queridos. Além da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), responsável pelo gerenciamento destes espaços, vários setores da administração municipal estarão envolvidos na logística do dia de Finados nos cemitérios de Toledo: ao passo que a Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos ficará a cargo da instalação de banheiros; o Setor de Comunicação, subordinado à chefia do Gabinete do Prefeito, cuidará da montagem de tendas, palcos e som mecânico que serão utilizados nas nove missas que serão celebradas: seis no Cristo Rei e três no Jardim da Saudade (veja cronograma no fim da matéria); o Departamento de Patrimônio, da Secretaria da Administração, também disponibilizará equipes de zeladoras nos dias 1º e 2 de novembro.

Do lado de fora, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana cuidará do fluxo de veículos e pedestres nos arredores dos cemitérios. No Cristo Rei, o fluxo da Avenida Maripá na pista leste-oeste será desviado pela Rua Formosa em direção à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. No Jardim da Saúde, uma das pistas do sentido leste-oeste (Pinheirinho-Santa Clara IV) ficará interditada.

O cronograma de missas no Cemitério Cristo Rei inicia-se na quarta-feira (1º), com celebração às 18h30 por conta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte, mais cinco horários: 7h (aos cuidados da Paróquia Sagrada Família), 8h30 (Paróquia São Francisco de Assis), 10h (Paróquia Cristo Rei), 16h (Seminário Santa Mônica) e 17h (Paróquia São Cristóvão).

Para o Cemitério Jardim da Saudade estão programadas três missas: 7h30 (Paróquia Santa Rita de Cássia), 9h (Paróquia São Pedro e São Paulo) e 17h (Paróquia Santa Rita de Cássia). Segundo a Diocese de Toledo, haverá celebrações, fora dos cemitérios, às 8h (Cripta da Catedral Cristo Rei, São Miguel, Novo Sobradinho, Vila Becker e Vila Nova), 8h30 (Dez de Maio, Boa Vista e São Luiz do Oeste), 9h (Linha Tapuí e Dois Irmãos), 9h30 (Pancera, Linha Floriano e Três Bocas), 9h45 (Vila Ipiranga) e 10h (Xaxim, Bom Princípio do Oeste, Ouro Preto e Novo Sarandi).

Conteúdo atualizado 01/11/23 - informações sobre recolhimento do lixo
Sem nome %281144 x 250 px%29