1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

ENEM: estudantes com cartão terão direito ao transporte coletivo gratuito no dia da prova

 Em Toledo, o exame acontecerá nos Colégios Estaduais Dario Vellozo e Luiz Augusto Morais Rego, na região central; no Castelo Branco (Premen), na Unioeste e na Unipar/Campus Parigot, no Jardim Santa Maria; e no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre
01/11/2023 - 18:24
Por Assessoria


No próximo domingo (05) acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em Toledo, o exame acontecerá nos Colégios Estaduais Dario Vellozo e Luiz Augusto Morais Rego, na região central; no Castelo Branco (Premen), na Unioeste e na Unipar/Campus Parigot, no Jardim Santa Maria; e no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. A abertura dos portões neste locais acontece às 12h, com fechamento às 13h. A prova começa às 13h30.

Em Toledo, por força da Lei Nº 2.601/2023, está garantido o Passe Livre aos estudantes por meio do  Programa Toledo é + Mobilidade. “É preciso reforçar que os estudantes toledanos que possuem o cartão poderão utilizar gratuitamente o transporte para os locais de prova”, disse o prefeito Beto Lunitti. O gestor toledano ainda salientou a necessidade de atenção aos itinerários e aos horários estabelecidos para circulação dos ônibus nos domingos para não ocorrerem surpresas.

Para facilitar o acesso às rotas e aos horários, a Viação Sorriso de Toledo disponibiliza o aplicativo “Busão na Mão”, que pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema Android ou IOS.

Avanço - O prefeito Beto Lunitti destacou a importância da gratuidade aos estudantes. “Estamos trabalhando com um conceito novo de sociedade. A partir da educação queremos estabelecer vínculos entre pessoas e construir espaços de construção de saberes para todas as famílias toledanas. Queremos ofertar a gratuidade para criar um movimento de motivação e acrescentar a formação da mão de obra e qualificação do trabalhador. Portanto, não importa se o estudante é da escola pública ou privada, da universidade pública ou privada, ele terá garantida a gratuidade no transporte coletivo urbano de Toledo”.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt destacou os investimentos como políticas públicas em benefício do cidadão. “Esse foi um passo muito importante e demonstra o avanço que estamos proporcionando para a educação do município de Toledo. Mas é fato que temos que buscar qualificar ainda mais o transporte coletivo. Estamos em processo de licitação para a nova concessão e nosso desafio é que o transporte coletivo seja atrativo para as pessoas e que também consigamos diminuir o número de acidentes e as vítimas do trânsito”, concluiu Ademar. 

Dicas importantes

Consultar as orientações do edital; 

Levar documento de identificação, com foto e original;

Não é obrigatório a apresentação do cartão de confirmação de inscrição;

Caneta preta de material transparente (conforme orienta o edital);

Levar somente o essencial para o local de prova;

Ficar atento aos horários de abertura e fechamento dos portões.

Sem nome %281144 x 250 px%29