1144x150 %284%29

CULTURA

Unioeste: grupo de teatro apresenta “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertolt Brecht

Escrita em 1928, a obra é ainda atual em suas temáticas, abordando as falhas de caráter e os desafios enfrentados pelas personagens, em um mundo hostil e opressor 
03/11/2023 - 18:12
Por Assessoria


 Os integrantes do Digressão Cênica, grupo de teatro vinculado Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está se preparando desde março para levar ao palco obra de Bertolt Brecht com alta dose de crítica social e humor. A “Ópera dos Três Vinténs” mistura textos críticos sobre a sociedade com músicas compostas na parceria entre o dramaturgo e encenador Bertolt Brecht e Kurt Weil. Escrita em 1928, a obra é ainda atual em suas temáticas, abordando as falhas de caráter e os desafios enfrentados pelas personagens, em um mundo hostil e opressor. Dirigido pela Professora Me. Maia Piva e coordenado pelo Professor Dr. Acir Dias, o grupo é integrado por alunos e comunidade externa, contando hoje com 22 integrantes. A montagem estreia em novembro, no auditório do campus de Cascavel.

“Essa montagem é uma homenagem à trajetória do teatro universitário do campus de Cascavel, principalmente a trajetória do Teatro Universitário do Campus de Cascavel (TUCCA), do qual eu fui integrante, e ao encenador Neuri Mossmann”, diz Maia. A opção da diretora por montar Brecht é uma forma de retomar a caminhada do teatro universitário, já traçada pelo TUCCA, com um dos dramaturgos mais importantes de sua história.

A “Ópera dos Três Vinténs” conta a trajetória de Mac Navalha, um notório marginal, e suas peripécias dentro de uma sociedade excludente e hipócrita para conseguir o seu lugar ao sol. Mas esse é apenas o pano de fundo de críticas tecidas por Brecht ao ser humano, às condutas individuais, à hipocrisia e ao estado de coisas em que somos forçados a viver, impelidos pelas circunstâncias. “A dicotomia opressor-oprimido está sempre presente nas obras de Brecht e não poderia ser diferente aqui”, explica a professora.

Trabalhando a encenação dentro das premissas do teatro brechtiano, o grupo tem treinamento autoral e ensaios todos os sábados, das 15h às 18h e um novo processo seletivo para integrantes será aberto no início de 2024.

A montagem conta ainda com a participação da Orquestra Sinfônica de Cascavel, na execução das músicas.

O que: “A Ópera dos Três Vinténs”

Quando: 10 e 11 de novembro – 20h

Onde: Auditório da Unioeste – Cascavel

Entrada: 01 kg de alimento não perecível

Classificação: 10 anos

Sem nome %281144 x 250 px%29